Segurança familiar: orientações do enfermeiro sobre técnicas de desengasgo em crianças pré-escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i15.1418

Palavras-chave:

Enfermagem, Engasgo, Educação em saúde, Segurança familiar

Resumo

Objetivo: Mediante o exposto o objetivo do trabalho foi analisar como os enfermeiros podem orientar sobre as técnicas desobstrução de vias aéreas em crianças pré-escolares. Metodologia: revisão bibliométrica, baseada em artigos que abordavam a temática, buscados no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e nas bases de dados SCIELO, Pubmed e Embase, publicados entre os anos de 2019 a 2024, nos idiomas português e inglês, através dos descritores: enfermagem, engasgo, educação em saúde e segurança familiar por meio dos operadores booleanos “AND” e “OR”. Resultados e Discussão: Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão conforme citado na metodologia, dos 14 artigos científicos encontrados apenas 5 artigos foram incluídos neste estudo. Emerge a necessidade de ter treinamentos contínuos ofertados pela Enfermagem para pais, professores e cuidadores, além da prevenção através de supervisão adequada. Considerações finais: Por fim, pode-se concluir que o enfermeiro não se limita a ser um técnico na assistência às crianças com engasgo, mas também pode agir como um educador, promovendo treinamentos e orientações para poder desobstruir as vias áreas das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deborah Helena Batista Leite, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda (2024-) e mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (2022-2024). Bacharela e licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba, com ênfase em Assistência de Enfermagem nas urgências e emergências. Auditora em Serviços de Saúde (2023). Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade de Goiana (2022). Integra o grupo de estudo e pesquisa sobre "Processo de cuidar em Enfermagem e Saúde" (DENC-PPGENF-UFPB- CNPq). É membro da Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais (RETE-BRASIL). Possui experiência em ensino, inovação, pesquisa, assistência e extensão na área de Enfermagem. Interesses de pesquisa: Urgência e Emergência; Tecnologias Educacionais; Saúde do Adulto e Pessoa Idosa. Atualmente é professora no curso de Enfermagem do Centro Universitário- UNIPÊ. Endereço de e-mail: deborah.ufpb.enf@gmail.com

Alexandra da Silva Macena, Faculdade EESAP, PB, Brasil

Possui graduação em Enfermagem pelo CENTRO EDUCACIONAL TRES MARIAS LTDA(2024).

Isa Raquel Soares de Queiroz, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Bacharela e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).Professora EBTT do Instituto Federal da Paraíba- IFPB Campus Avançado João Pessoa Mangabeira. Integrante do Grupo de Pesquisa em Promoção da Saúde e Saúde Coletiva do IFPB (GPEPSSC/ IFPB). 

Carolyn Cristina Reis, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, AL, Brasil

Enfermeira Assistencial do Pré-Parto da Maternidade Professor Mariano Teixeira do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas. Consultora em Amamentação por Mame Bem Treinamento em Saúde (2018). Especialista em Saúde da Mulher pelo Programa de Residência em Enfermagem do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (2015). Pós - graduada em Enfermagem em Pediatria e Neonatologia pelo Grupo CEFAPP-AL (2018). Bacharela em Enfermagem pela Universidade Tiradentes-SE (2012.2). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Materno Infantil, atuando principalmente em Enfermagem Obstétrica e Apoio ao Aleitamento Materno.

Lícia Helena Farias Pinheiro, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, PB, Brasil

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Atualmente é enfermeira da Unidade da Visão do Hospital Universitário Lauro Wanderley. É Pós-graduada em Saúde da Família e está cursando Pós -graduação e Cardiologia e Hemodinâmica. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública.

Elizabeth Cristina Gomes Tomaz de Oliveira, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, PB, Brasil

Graduou-se em Enfermagem pela UFPB - Universidade Federal da Paraíba em 2004. Cursou a Pós-graduação em Programa de Saúde da Família pela FACISA em 2007 e atuou na Saúde Coletiva através da Estratégia Saúde da Família de 2004 a 2015 nos Estados da Paraíba e do Piauí. Desde maio de 2015 é Enfermeira Assistencial da EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, lotada no HULW - Hospital Universitário Lauro Wanderley na Clinica Pediátrica onde desenvolveu seu trabalho até setembro de 2023. Em outubro de 2023 até a atualidade trabalha na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica da mesma instituição. Especialista em Enfermagem em Pediatria e Neonatologia pelo Grupo CEFAPP e Especialista em Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal pela Faculdade Unyleya. Também atua como brigadista voluntária noturna e membro titular da Comissão de Ética da Enfermagem. Durante a pandemia (16/04/2020 a 31/05/2022) de COVID 19 atuou como enfermeira na UTI Neonatal da Maternidade Frei Damião, referência estadual no combate à COVID19. Email: zabethcris@hotmail.com e elizabethomaz@gmail.com

Renata De Andrade Correia Maia, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, PE, Brasil

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio 2001(2002). Atualmente é técnica em enfermagem da Universidade de Pernambuco e técnica em enfermagem da prefeitura municipal de joão pessoa. Tem experiência na área de Enfermagem.

Marliany Jésily Gomes Evangelista, Unidade de pronto atendimento do município de Guarabira, PB, Brasil

Bacharel em enfermagem pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE (2013-2018) , pós graduanda em Estratégia de Saúde da Família com ênfase no público materno - infantil pela ESP-PB, MBA em Auditoria em saúde e Docência em Sáude pela UNOPAR POLO GUARABIRA, com experiência e atuação profissional como enfermeira na área de telemedicina pela Iron Trainers (2022 -2023) , enfermeira na Estratégia de Saúde da Familia pela Secretaria Municipal de Saúde do municipio de Guarabira (2020 - 2023) e enfermeira na área de Urgência, Emergência e Obstetrícia pelo Hospital Regional de Guarabira (2023 -2024), atualmente atuando como enfermeira na Unidade de Pronto Atendimento no municipio de Guarabira desde 2022 e como docênte no ensino técnico e profissionalizante pela Escola Técnica O Pathernoon e docente de nível superior pela Escola de Ensino Superior do Agreste Paraibano - EESAP, ambas no municipio de Guarabira (2019 - 2024). Email: jesilyg.enf@gmail.com 

Débora Fontes Santos, Hospital do Servidor General Edson Ramalho, PB, Brasil

Sou Bacharel em enfermagem pelo Centro Universitário de João Pessoa (2020). Tenho experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente, sendo Pós Graduanda em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica pelo grupo Cefapp.Atualmente atuo como enfermeira assistencialista no Centro Cirúrgico do Hospital do Servidor General Edson Ramalho/HSGER pela PB SAÚDE (2024).

Geise Marle de Castro Silva, Real Hospital Português de Beneficiência em Pernambuco, PE, Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (2007). , atuando principalmente no seguinte tema: doenças crônicas e doenças tropicais negligenciadas. 

Alessandra Ferreira Mendes Jiticovski, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário do Triângulo - UNITRI (2004). Doutora pela Universidade Federal de Uberlândia em ciências da saúde UFU (2022), Mestre em enfermagem pela Universidade de Guarulhos UNG (2011), Especialista em Urgência e Emergência pela Universidade Católica de Goiás PUC GO (2005), Especialista em regulação em Saúde pelo Hospital Sírio Libanês, (2013). Atualmente é responsável Técnica, SIATE Sistema Integrado de Atendimento ao trauma da Secretaria Municipal de saúde de Uberlândia ( SMS/FAEPU/CBMG) e docente na UNITRI Centro Universitário do Triângulo, associada a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Trauma (SBAIT). Tem experiência na área de Enfermagem e Educação, com ênfase em Enfermagem de Atendimento de Emergência e Urgência e Centro Cirúrgico e UTI atuando principalmente nos seguintes temas: Docência, Profissionalização, Desenvolvimento de Projetos na área de Atendimento Pré-hospitalar. Participou grupo de pesquisa EVOPIU (Estudo da Velocidade de Onda de Pulso em Idosos na cidade de Uberlândia- MG -UFU), no período de Janeiro 2015- Novembro 2022. Membro pesquisadora da Sociedade Brasileira de Pesquisa e Estudo em Terapia Celular Ltda - Socell, desde Janeiro de 2022. 

Referências

ARAUJO, J. C. Obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) em adultos. 2019. Disponível em: https://pebmed.com.br/obstrucao-de-vias-aereas-por-corpo-estranho-ovace- em-adultos/. Acesso em: 18 de maio de 2024.

AMARAL, J. B. Prevenção e manejo de obstrução de vias aéreas em crianças menores de um ano: um estudo de intervenção por simulação. 2018. 173 f. Tese (Doutorado em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.

BRASIL. Medidas simples podem prevenir casos de asfixia por engasgo em crianças. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/dezembro/medidas- simples-podem-prevenir-casos-de-asfixia-por-engasgo-em-criancas. Acesso em: 18 de maio de 2024.

CAMILO, B. H. N.; FREITAS, L. B.; OKIDO, A. C. C. Contribuições da telessimulação no conhecimento de mães diante obstrução de vias aéreas por corpo estranho. Rev Gaúcha Enferm.v.44, n.1: p.1-12. 2023.

CASTRO, J. A.; CORDEIRO, B. C.; ANDRADE, K. G. M. O conhecimento e a importância dos primeiros socorros para professores e funcionários em uma instituição de ensino federal do Rio de Janeiro. Debates em Educação, v. 11, n. 25, 2019.

COSTA, P.; SILVA, L. S.; SILVA, M. T.; DE FREITAS FLORIANO, C. M.; ORSI, K. C. S.C. Efeitos de oficina educativa sobre prevenção e cuidados à criança com engasgo: estudo de intervenção. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, 10, 2020.

FARIA, C. G.; QUEIROZ, D. B.; MATIAS, O. M.; MELO, T. P. Principais causas de internação por acidentes domésticos na infância em um hospital Universitário do Oeste do Paraná. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, v.22, n.2, p. 103-109.2018.

FARINHA, A. L.; RIVAS, C. M. F.; SOCCOL, K. L. S. Estratégia de ensino-aprendizagem da Manobra de Heimlich para gestantes: relato de experiência. Disciplinarum Scientia Saúde, 22, n. 1, p. 59-66, 2021.

FERREIRA, K. d. J.; BORGES, B. E.; SCHWIDERSKI, A. C. Atuação do enfermeiro como educador em saúde de primeiros socorros em escola de ensino infantil.

Publicatio UEPG: Ciências Biológicas e da Saúde, 25, n. 1, p. 37-49, 2019.

GOMES, G.; RODRIGUES, G. Manobra de heimlich: situações de pais que se deparam com a falta de conhecimento e orientação no pré-natal (enfermagem). Repositório Institucional, v,1, n. 1: p.1-4, 2023.

LELES, S.; SILVA, G. O.; SIQUEIRA, J. M. Vivência de cuidados paliativos durante atenção domiciliar de paciente com Coreia de Huntington na residência de medicina de família e comunidade Experience of palliative care during home care of a patient with Huntington’s Korea at the family and comunity medicine residency. Brazilian Journal of Development, 7, n. 12, p. 113737-113753, 2021.

LIMA, M. C. B.; BARROS, E. R.; SANTOS MAIA, L. F. Obstrução de vias aéreas por corpo estranho em crianças: atuação do enfermeiro. Revista Recien-Revista Científica de Enfermagem, 11, n. 34, p. 307-311, 2021.

LIMA, M. L.; CABRAL, L. P. A.; KRUM, E. A.; FADEL, C. B. Condutas de puérperas imediatas frente a um suposto engasgo em bebês. Research, Society Development, 10, n. 10, p. e590101019133-e590101019133, 2021.

MAGALHAES, D. F.; NOBRE, K. F. T.; THEIS, L. C.; BASEGIO, L. F. Acidentes na primeira infância: contribuições da Enfermagem na construção de orientações preventivas. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, e21010212415, 2021.

MIOR, C. C.; CARGNIN, M. C.; CARGNIN, L. Conhecimento de professores e funcionários sobre primeiros socorros em ambiente escolar: uma pesquisa quase experimental. Revista Research, Society and Development, v. 9, n. 10: p. 1-18, 2020.

MONTANA, A.; S. et al. Management and Recommendations for the Prevention of Fatal Foreign Body Aspiration: Four Cases Aged 1.5 to 3 Years and Mini-Review of the Literature. Int J Environ Res Public Health. v.17, n.13, 2020.

OLIVEIRA, V. C. et al. Enfermagem e o brincar: prevenção de acidentes com pré-escolares. Braz. J. of Develop., v. 6, n.12, p103351-103362 2020.

PEREIRA, P. J.; MESQUITA, D. D.; GARBUIO, D. C. Educação em saúde: efetividade de uma capacitação para equipe do ensino infantil sobre a obstrução de vias aéreas por corpo estranho. Revista Brasileira Multidisciplinar, 23, n. 2Supl., p. 17-25, 2020.

SYAN, S. A. E. et al. Effect of educational Program about first aid and prevention of choking for mothers of Preschool age children. Assiut Scientific Nursing Journal, v.10, n.33: p.1-11. 2022.

SILVA, F. L. d.; GALINDO NETO, N. M.; SÁ, G. G. d. M.; FRANÇA, M. S. d.; OLIVEIRA, P. M. P. d.; GRIMALDI, M. R. M. Tecnologias para educação em saúde sobre obstrução das vias aéreas por corpo estranho: revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 55, p. e03778, 2021.

SILVA, J. V.; GOES, F. d. S. N.; DE CARVALHO FURTADO, M. C.; SANTOS, T. R. Ensinando sobre o desengasgo em bebês e crianças: educação em saúde para trabalhadores de creches. Debates em Educação, 13, n. 31, p. 468-488, 2021.

SILVA, L. A. S.; DIAS, A. K.; GONÇALVES, J. G.; PEREIRA, N. R.; PEREIRA, R. A. Atuação da enfermagem em urgência e emergência. Revista extensão, 3, n. 1, p. 83-92, 2019.

SILVA, L. G.; COSTA, J. B.; FURTADO, L. G.; TAVARES, J. B.; COSTA, J. L. First aid and prevention of accidents in the school environment: intervention in the educational unit. Enferm Foco, v.8, n.3: p.25-29. 2017.

SILVA, M. F. A. et al. A enfermagem nas instituições de educação infantil – refletindo sobre essa parceria. Rev. Enferm, v. 11, n. 8, p. 3310-16, 2017.

SILVA, S. P.; SAMPAIO, J.; SILVA, C. T.; BRAGA, R. Segurança infantil dos 1 aos 5 anos– o que sabem os cuidadores? NASCER E CRESCER-Birth Growth Medical Journal, 26, n. 4, p. 221-226, 2017.

VAN, D. Z. C. G. O ensino mediado pela simulação realística: atendimento de intercorrências de saúde por professores da educação infantil. 2018. 195 [f]. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos, São Carlos.

YOGO, N.; TOIDA, C.; MUGURUMA, T.; GAKUMAZAWA, M.; SHINOHARA, M.;

TAKEUCHI, I. Successful Management of Airway and Esophageal Foreign Body Obstruction in a Child. Case Reports in Emergency Medicine, 2019.

ZONTA, J. B. et al. Autoconfiança no manejo das intercorrências de saúde na escola: contribuições da simulação in situ. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 27, e:3174, 2019

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

LEITE, D. H. B.; MACENA, A. da S.; QUEIROZ, I. R. S. de; REIS, C. C.; PINHEIRO, L. H. F.; OLIVEIRA, E. C. G. T. de; MAIA, R. D. A. C.; EVANGELISTA, M. J. G.; SANTOS, D. F.; SILVA, G. M. de C.; JITICOVSKI, A. F. M. Segurança familiar: orientações do enfermeiro sobre técnicas de desengasgo em crianças pré-escolares. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 15, p. e151418, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i15.1418. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1418. Acesso em: 22 jan. 2025.

ARK