Políticas públicas e a inclusão na educação
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v7i17.1436Palavras-chave:
políticas públicas, inclusão, educaçãoResumo
O presente estudo tem como objetivo explorar o debate em curso sobre os movimentos sociais que buscam promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas, com foco especial na atuação do Estado, na implementação de políticas públicas nesse campo. A justificativa está no desenvolvimento de uma pesquisa que relate sobre a responsabilidade do Estado em encontrar soluções inovadoras para vencer os desafios que impedem certos grupos sociais de ter acesso aos recursos e serviços necessários para que a inclusão educacional aconteça, o que significa garantir o direito à educação para todos. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico e qualitativo. Como resultados, trazemos à tona as principais vertentes do ensino que abordam uma nova perspectiva da Educação Especial, considerando o trajeto histórico da inclusão, assim como as medidas adotadas pelo Departamento de Educação Especial no combate pelas conquistas sociais dos estudantes com necessidades educacionais especiais. Como conclusão, a terminologia "necessidades educacionais especiais" é muito ampla e pode se aplicar a uma grande parcela dos alunos, sobretudo de forma sucinta a nossa concepção de necessidades educacionais especiais adotada pela Seed/DEE. Isso ajuda a entender melhor como definimos o conjunto de ações direcionadas aos alunos que são o foco de nossas políticas. É essencial que as políticas públicas desenvolvam e implementem leis que respeitem a diversidade e estejam comprometidas com a promoção dos direitos humanos.
Downloads
Referências
BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2016.
BRASIL. Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 127, p. 2-11, 7 jul. 2015.
CARMO, Bruno Cleiton Macedo do; Fumes, Neiza de Lourdes Frederico; Mercado, Elisangela Leal de Oliveira; Magalhães, Luciana de Oliveira Rocha. Políticas públicas educacionais e formação de professores: convergências e distanciamentos na área de Educação Especial Revista Educação Especial, vol. 32, pp. 1-28 Universidade Federal de Santa Maria Brasil, 2019.
CARDOSO, Alessandra Andrade; TAVEIRA, Gustavo Diniz de Mesquita; STRIBEL, Guilherme Pereira. Educação Especial No Contexto De Pandemia: reflexões sobre políticas educacionais,2021.
DOS SANTOS, MONICA PEREIRA. Políticas Públicas De Inclusão De Pessoas Com Deficiência: Uma Análise Omnilética. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP – Campinas, 2012.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MATISKEI, A. C. R. M. Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivas. Editora UFPR, Educar, Curitiba, n. 23, p. 185-202, 2004.
JUSTI, S. R. S.; HOSTINS, R. C. L. Políticas públicas de inclusão para pessoas com deficiência na Educação Superior nos últimos dez anos. Jornal de Políticas Educacionais. V. 14, e69913. Janeiro de 2020.
TEIXEIRA, Marina Codo Andrade. Políticas públicas para pessoas com deficiência no Brasil, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.