AUTISMO: CLASSIFICAÇÃO E O CONVÍVIO FAMILIAR E SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.4637209Palavras-chave:
Autismo. Classificação. Comportamento. Diagnóstico. Família.Resumo
O tema é “Autismo: Classificação e Convívio Familiar e Social”. Aqui, investiga-se o seguinte problema: “Qual a importância de compreender a classificação do espectro do autismo e como deve ser o comportamento da família ao agir diante dessa situação?”. Para isso, cogita-se a hipótese “A classificação do autismo tem uma relação significativa para entender melhor o comportamento do indivíduo autista e a ajuda do familiar pode trazer grandes benefícios ao tratamento do paciente com esse diagnóstico”. O objetivo geral é identificar quais as classificações, quais aspectos comportamentais do autismo e como eles podem gerar déficit de interações sociais. Os objetivos específicos são: exemplificar quais são os tipos mais comuns de comportamentos do autista, definir a importância do papel familiar no tratamento do autismo e identificar quais os problemas mais comuns que esse indivíduo pode apresentar durante o seu desenvolvimento. Este trabalho é importante para o profissional da saúde, pois oferece conhecimento mais abrangente sobre o espectro do autismo e ajuda a entender os principais objetivos do tratamento. Cientificamente, é relevante ter uma visão mais ampla e significativa dos estudos e embasamentos. À sociedade, contém informações preciosas para saber lidar com os pacientes diagnosticados. Por fim, trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de dois meses.
Downloads
Referências
BORBA, Marilu M. C.; BARROS, Romariz S. Ele é autista: como posso ajudar na intervenção? Um guia para profissionais e pais com crianças sob intervenção analítico-comportamental ao autismo. Cartilha da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Ano I, Volume I. n.1, 2018.
BRITES, Luciana. Como ajudar a promover a interação social no autismo. Revista Neurosaber. Ano I, Volume I, n.1, 2018.
FÁVERO, Maria Ângela B., SANTOS, Manoel Antônio; Autismo Infantil e Estresse Familiar: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Psicologia: Reflexão e Crítica, pp. 358 – 369, 2005.
FUMAGALLI, Márcia Regina Marteleto et al. Problemas de comportamentos em crianças com transtorno autista. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Ano I, Volume 27, n.1, 2011.
GAZZOLA, Karine et al. Desenvolvimento cognitivo e comportamental da criança natural e autista. Revista Psicologado. Ano I, Volume I, n.1, 2018.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como fazer um Projeto de Pesquisa de um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019
RIBEIRO, Sabrina. ABA Uma intervenção comportamental eficaz em casos de autismo. Redação da Revista Autismo. Ano I, Volume I, n.1, 2010.
SANCHES, Letícia Tomazoli et al. Rastreio de alterações cognitivas em crianças com TEA: estudo piloto. Psicologia: Teoria e Pratíca. Ano I, Volume 19, n.3, 2017.
SANTOS, Eloise Ricardo; COLLA, Ludmilla; KENPINSKI, Emilia Carvalho; BUENO, Fernanda Chagas; MENDES, Fagner Cordeiro V. Autismo: Caracterização e Classificação do Grau de Severidade dos Alunos da Associação Maringaense dos Autistas (AMA) com Base no Método CARS. Volume 15, n. 3, pp.37-41, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.