Entre o Inconsciente e o Protocolo: um estudo de caso dos desafios da prática psicanalítica em um serviço escola de Psicologia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v8i19.2407

Palabras clave:

Psicanálise, Serviço-escola, Formação do psicólogo, Ética do inconsciente, Estágio Profissional

Resumen

Este estudo analisa os desafios da prática psicanalítica em um serviço-escola de psicologia, focando nas tensões entre a ética do inconsciente e os protocolos institucionais. O objetivo é relatar as experiências de discentes durante o estágio profissional, confrontados com as exigências de um modelo cientificista. A metodologia consiste em um estudo de caso qualitativo, baseado na observação direta e nos diários dos pesquisadores ao longo de três semestres. Os resultados evidenciam conflitos centrais, como a obrigatoriedade de redigir sínteses detalhadas dos atendimentos, que se opõe à recomendação freudiana da "atenção flutuante", e a imposição de um tempo de sessão fixo de 50 minutos, que contrasta com o "tempo lógico" do inconsciente proposto por Lacan. Aponta-se também a dificuldade no manejo transferencial com a coordenação da clínica, que por vezes interferia na condução dos casos. Conclui-se que, embora a graduação em psicologia forme psicólogos e não psicanalistas, o estágio, ao operar a partir do tripé de análise pessoal, supervisão e estudo teórico, funciona como um dispositivo de introdução à formação analítica, subvertendo a lógica institucional para transmitir a ética da psicanálise. A presença da psicanálise nesses espaços é defendida como uma continuação do desejo de Freud de oferecer uma clínica pública e acessível.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francelino Eleutério da Silva Júnior, Universidade Federal do Delta do Parnaíba, PI, Brasil

Graduado(a) em Psicologia e Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Murylo Gabriel Ferreira Barreto, Universidade Federal do Delta do Parnaíba, PI, Brasil

Graduado(a) em Psicologia e Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Adegilson Carvalho de Sousa, Universidade Federal do Delta do Parnaíba, PI, Brasil

Graduado(a) em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Joelly Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Delta do Parnaíba, PI, Brasil

Graduado(a) em Psicologia e Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Maria Leynarah Sousa Paz, Universidade Federal do Delta do Parnaíba, PI, Brasil

Graduando(a) em Psicologia pelo Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Ana Ruth de Sousa Santos, Universidade Federal do Delta do Parnaíba, PI, Brasil

Graduando(a) em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Jamile Veras de Sousa, Universidade Federal do Delta do Parnaíba, PI, Brasil

Graduado(a) em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Mariana Martins Rocha, Universidade Federal do Delta do Parnaíba, PI, Brasil

Graduando(a) em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Fabiana Cruz Soares, Centro Universitário Maurício de Nassau, PI, Brasil

Graduado(a) em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí. Mestre(a) em Saúde Coletiva pela Faculdade São Leopoldo Mandic

Citas

BRASIL. Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962. Dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de Psicólogo. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 05 set. 1962.

COUTINHO, Diogenes José Gusmão. Pesquisa qualitativa na área da educação. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciência e Educação, São Paulo, v.9.n.03. mar. 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8803/3493. Acesso em: 21 de julho de 2025.

FREUD, Sigmund. Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia (“O caso Schreber”), artigos sobre técnica e outros textos (1911-1913). São Paulo: Companhia das Letras, 2010. (Obras completas, v. 10).

FREUD, Sigmund. As obras completas, volume 17: Inibição, sintoma e angústia, o futuro de uma ilusão e outros textos (1926-1929). São Paulo: Companhia das Letras, 2014. (Obras completas, v. 17).

LIMA, Rafael Alves. Clínicas públicas nos primórdios da psicanálise: uma introdução. Teoría y Crítica de la Psicología 12(2019), p. 292-314. Disponível em: http://www.teocripsi.com/ojs/. Acesso em: 16 de julho de 2025.

PEREIRA, Mara Dantas. PEREIRA, Míria Dantas. NUNES, Andrea Karla Ferreira. A importância da implementação das clínicas-escola de psicologia pelas universidades: uma revisão de literatura. Ciência Humanas e Sociais, Aracajú, v.6, n.2, p. 213-224. Setembro de 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/9013/4169. Acesso em: 12 de julho de 2025.

SALLES, Ana Cristina Teixeira da Costa; COIMBRA, Maria Lúcia Salvo. A análise leiga e a ética da psicanálise. Reverso, Belo Horizonte , v. 28, n. 53, p. 17-21, set. 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-73952006000100003&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 16 julho de 2025.

SILVA, Glênio Oliveira da. OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. SILVA, Michele Maria da. Estudo de caso único: uma estratégia de pesquisa. Revista Prisma, Rio de Janeiro, v.2, n.1, p. 78-90, 2021.

VERNIZI, Rosangela. LUSTOZA, Rosane Zétola. O tempo lógico lacaniano como agente transformativo na clínica psicanalítica. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, v. 27, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/agora/a/994S7PgBGPrTVtPcqYZb5dd/?format=html&lang=pt. Acesso em: 14 de julho de 2024.

Publicado

2025-08-28

Cómo citar

SILVA JÚNIOR, F. E. da .; BARRETO, M. G. F.; SOUSA, A. C. de; OLIVEIRA, J. R. de; PAZ, M. L. S.; SANTOS, A. R. de S.; SOUSA, J. V. de; ROCHA, M. M.; SOARES, F. C. Entre o Inconsciente e o Protocolo: um estudo de caso dos desafios da prática psicanalítica em um serviço escola de Psicologia. JRG Journal of Academic Studies , Brasil, São Paulo, v. 8, n. 19, p. e082407, 2025. DOI: 10.55892/jrg.v8i19.2407. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/2407. Acesso em: 29 ago. 2025.

ARK