Categorias Fundacionais da Pedagogia da Alegria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v8i19.2703

Palabras clave:

Pedagogia da Alegria, Prazer na Aprendizagem, Educação Fundamental, Teoria Educacional, Flow na Educação

Resumen

Este artigo apresenta um novo paradigma para os estágios iniciais da educação, a Pedagogia da Alegria. Além de fornecer uma variedade de atividades lúdicas, este paradigma se apresenta como um quadro teórico-prático integrado, organizado em 4 categorias fundacionais que não foram verificadas anteriormente: 1) Gatilho da Curiosidade Afetiva (GCA), que posiciona a emoção como portal indispensável para a cognição; 2) Fluxo Lúdico-Cognitivo (FLC), que integra o estado de "flow" à Zona de Desenvolvimento Proximal; 3) Narrativa de Si como Aprendiz (NSA), que focaliza a construção da identidade autoral do estudante; e 4) Ressonância Corporal do Saber (RCS), que afirma a aprendizagem como um fenômeno encarnado. O artigo descreve os fundamentos teóricos de cada uma dessas categorias, seu desenvolvimento com base no diálogo com a Neurociência Afetiva, a Psicologia do Desenvolvimento, a Psicomotricidade e a Pedagogia Crítica e demonstra suas aplicações no ambiente escolar. Finalmente, argumenta que, se articuladas sistemicamente essas categorias, a Pedagogia da Alegria resultará em um quadro teórico-prático poderoso capaz de transformar o prazer de um estado ocasional em um princípio pedagógico central e estruturante que promoverá uma aprendizagem profunda, significativa e humanizadora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Altemar Lima de Sousa, Instituto Iluses, MA, Brasil

É doutorando em Ciências da Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (1998). Atualmente é assessor técnico em gestão educacional da Prefeitura Municipal de Rosário, assessor técnico em gestão educacional da Prefeitura Municipal de Presidente Sarney, assessor técnico em gestão educacional da Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Pindaré e professor da rede estadual de ensino - Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: contos, canções, literatura maranhense, poemas e tecnologia.

Citas

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BANDURA, Albert. Self-efficacy: The exercise of control. New York: W. H. Freeman and Company, 1997.

BRUNER, Jerome. Acts of Meaning. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1990.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: The Psychology of Optimal Experience. New York: Harper, 1990.

DAMÁSIO, Antonio R. O Erro de Descartes: Emoção, Razão e o Cérebro Humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

ESTANISLAU, Mariana Gonçalves; BRESSAN, Rodrigo Affonseca (Org.). Saúde mental na escola: o que os educadores precisam saber. Porto Alegre: Artmed, 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARDNER, Howard. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York: Basic Books, 1983.

HAYES, Chris. Capitalismo da atenção. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2025.

IMMORDINO-YANG, Mary Helen. Emotions, Learning, and the Brain: Exploring the Educational Implications of Affective Neuroscience. New York: Norton, 2015.

LAPIERRE, André; AUCOUTURIER, Bernard. Simbolismo e Práxis na Psicomotricidade. São Paulo: Manole, 1984.

LIMA, Altemar. Pedagogia da Alegria: Fundamentos Teóricos e Aplicações Práticas. Imperatriz: Editora Estampa, 2025.

RODRIGUES, Ricardo Furtado. O inconsciente na era digital: psicanálise e os desafios da saúde mental hiperconectada. Revista Científica Digital, v. 10, n. 2, p. 112-122, 2025.

WALLON, Henri. Psicologia e educação da criança. Lisboa: Editorial Vega, 1979.

Publicado

2025-11-21

Cómo citar

SOUSA, A. L. de. Categorias Fundacionais da Pedagogia da Alegria . JRG Journal of Academic Studies , Brasil, São Paulo, v. 8, n. 19, p. e082703, 2025. DOI: 10.55892/jrg.v8i19.2703. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/2703. Acesso em: 22 nov. 2025.

ARK