A Reforma Psiquiátrica no Brasil e a consolidação do modelo de Atenção Psicossocial: O papel dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v9i20.3113

Palabras clave:

Reforma psiquiátrica, Saúde mental, Atenção psicossocial, Centros de Atenção Psicossocial, Políticas públicas

Resumen

A Reforma Psiquiátrica no Brasil representa um marco na reorganização da assistência em saúde mental, promovendo a superação do modelo hospitalocêntrico e a adoção de um paradigma de cuidado centrado na comunidade, na cidadania e na inclusão social. Nesse contexto, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) emergem como dispositivos estratégicos para a implementação do modelo de atenção psicossocial, constituindo serviços territoriais responsáveis pela promoção do cuidado integral às pessoas em sofrimento psíquico. O presente estudo tem como objetivo analisar a Reforma Psiquiátrica brasileira e a consolidação do modelo de atenção psicossocial, destacando o papel desempenhado pelos CAPS na organização da Rede de Atenção Psicossocial. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura baseada na análise de produções científicas e documentos institucionais relacionados à política de saúde mental no Brasil. A revisão evidencia que os CAPS desempenham papel fundamental na desinstitucionalização da assistência psiquiátrica, na ampliação do acesso aos serviços de saúde mental e na promoção da reintegração social dos usuários. Apesar dos avanços observados, persistem desafios relacionados ao financiamento, à gestão, à desigualdade regional de serviços e ao enfrentamento do estigma associado aos transtornos mentais. Conclui-se que os CAPS constituem elemento central da política de saúde mental brasileira e que o fortalecimento desses serviços é essencial para a continuidade e aprimoramento da Reforma Psiquiátrica no país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosalina Muniz de Andrade, Faculdade Brasília FBr, DF, Brasil

Graduanda de Psicologia pela Faculdade de Brasília (FBr).

Elaine Macedo Barcelar, Faculdade Brasília FBr, DF, Brasil

Graduada em Psicologia pela faculdade UniBras (2024), pós-graduada-graduada em Psicologia hospitalar, PNeuropsicologia, psicologia jurídica e Avaliação psicológica. (2025)

Citas

CARDOSO, L. C. B.; MARCON, S. S.; RODRIGUES, T. F. C. S. Assistência em saúde mental na atenção primária: perspectiva dos profissionais da Estratégia Saúde da Família. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br. Acesso em: 26 mar. 2026.

COELHO, V. A. A.; PAUFERRO, A. L. M.; SILVA, M. A. Rede de atenção psicossocial: desenvolvimento e validação de um instrumento multidimensional para avaliação da implantação (IMAI-RAPS). Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br. Acesso em: 26 mar. 2026.

COLAÇO, R. F.; ONOCKO-CAMPOS, R. T. Gestão compartilhada do tratamento com psicofármacos: inquérito com usuários de CAPS de quatro grandes cidades brasileiras. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://www.scielosp.org. Acesso em: 26 mar. 2026.

CORRÊA, L. M.; LIMA, R. C. A neoinstitucionalização no contexto da reforma psiquiátrica: uma análise sobre o percurso de usuários de CAPS. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 2025. Disponível em: https://www.scielosp.org. Acesso em: 26 mar. 2026.

COUTINHO, M. F. C.; O'DWYER, G. Territórios hostis e o atendimento à crise nos CAPS III na cidade do Rio de Janeiro. Revista de Saúde Pública, São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.scielosp.org. Acesso em: 26 mar. 2026.

DE ALMEIDA, L. F.; SMIDERLE, F. R. N. Reforma psiquiátrica no Brasil: análise crítica da transição do modelo hospitalocêntrico. São Paulo: Editora Científica, 2026.

DE ARAÚJO SILVA, D.; DOS SANTOS, G. O marco legal da saúde mental escolar: investigação documental em políticas públicas brasileiras. Revista Brasileira de Educação, 2026. Disponível em: https://www.emnuvens.com.br. Acesso em: 26 mar. 2026.

DE OLIVEIRA, A. D.; OIYE, E. Medidas de segurança e violação de direitos humanos: uma realidade de isolamento social e familiar ainda em busca de solução humanizada. Revista Jurídica da Amazônia, 2024.

DE SOUSA PAULA, T.; TONELLA, L. H. A revolução antimanicomial e sua influência na política judiciária do Tocantins para promoção da saúde mental e inclusão social. Revista JRG de Estudos Jurídicos, 2024.

DOS REIS, G. D. E. A importância da família na terapêutica de pessoas em sofrimento psíquico: relato de experiência em um grupo de família em um CAPS no Distrito Federal. 2024.

DOS SANTOS DIAS, J. V. Por uma saúde mental antimanicomial: contribuições da educação popular para a atenção psicossocial. Revista de Educação Popular, Uberlândia, 2024.

GRINKER, R. R. Ninguém é normal: como a cultura criou o estigma do transtorno mental. São Paulo: Editora Perspectiva, 2024.

JÚNIOR, J. O. M. Governança pública na saúde mental no estado do Amazonas: perspectivas dos profissionais de saúde. Revista de Estudos Interdisciplinares, 2025.

LEÃO, C. A política de saúde mental em contrarreforma. São Paulo: Editora Fiocruz, 2024.

LIMA, D. K. R. R.; SILVA, Y. R. Tecendo redes: discussões sobre intersetorialidade e articulação territorial de serviços de saúde mental. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, 2023.

MACEDO, J. P.; FONTENELE, M. G.; DIMENSTEIN, M. Saúde mental infantojuvenil: desafios da regionalização da assistência no Brasil. Polis e Psique, Porto Alegre, 2024.

MONKEN, M. Território e saúde: apontamentos conceituais para a proposta de territórios sustentáveis e saudáveis. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, 2024.

NAVARRO, J. V. A saúde mental e a qualidade de vida da equipe multidisciplinar de um centro de atenção psicossocial (CAPS I) do extremo sul catarinense. 2023.

NOGUEIRA, L. F. Z.; OLIVER, F. C. Contribuições e desafios para a gestão de terapeutas ocupacionais em programas de inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, 2022.

OLIVEIRA, W. F.; PADILHA, C. S.; OLIVEIRA, C. M. Um breve histórico do movimento pela reforma psiquiátrica no Brasil contextualizando o conceito de desinstitucionalização. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, 2025.

ROSA, R. B.; DOS SANTOS, M. F. R. A história da saúde mental. Revista Transformar, 2023.

ROSSI, A. F.; PAULA, B. A.; ISRAEL, F. M. A tessitura da construção coletiva de indicadores de saúde mental em Centros de Atenção Psicossocial. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, 2023.

SALIS, A. C. A. Trabalho e inclusão social: percurso e perspectivas de uma estratégia de inclusão social pela via do trabalho formal para usuários de saúde mental no Brasil. 2025.

SANTOS FILHO, H. N. D.; DE ALMEIDA, L. A. Entre ecos e reflexos: a jornada silenciosa da saúde mental dos professores da educação especial. Revista Acadêmica da UFRB, 2025.

SILVA, J. F.; FERRER, M. G. A.; FARINA, S. R. Entre saúde e sofrimento: a realidade das internações por transtornos mentais e do comportamento no Sul do Brasil. Research, Society and Development, 2023.

SOUSA, J. L. S.; MASSETTE, P. Hoje eu tô do jeito que o CAPS não gosta: cultura, estigma e os desafios da desinstitucionalização da saúde mental. Práxis em Saúde, 2024.

SOUSA, J. M.; LANDIM, J. S. S.; NUNES, F. C.; SILVA, N. S. Cuidado centrado na pessoa na atenção psicossocial: desafios para a relação terapêutica na perspectiva de profissionais. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, 2023.

SOUZA, M. L. P. Mortalidade hospitalar em internações psiquiátricas: estudo transversal no Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, 2026.

TELES, M. P. S. F.; COELHO, T. C. B.; DOS SANTOS, J. V. Evolução da Rede de Atenção Psicossocial no Brasil, 2012-2018. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 2024.

WEBER, C. A. T.; DA SILVA, A. G. Saúde mental no Brasil: desafios para as políticas públicas e legislação. Debates em Psiquiatria, 2025.

Publicado

2026-03-30

Cómo citar

ANDRADE, R. M. de; BARCELAR, E. M. A Reforma Psiquiátrica no Brasil e a consolidação do modelo de Atenção Psicossocial: O papel dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). JRG Journal of Academic Studies , Brasil, São Paulo, v. 9, n. 20, p. e093113, 2026. DOI: 10.55892/jrg.v9i20.3113. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/3113. Acesso em: 30 mar. 2026.

ARK