A realidade virtual no tratamento de pacientes com paralisia cerebral: revisão bibliográfica integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i14.1135

Palavras-chave:

Realidade virtual, Paralisia cerebral, Terapia por exercício, Fisioterapia

Resumo

Paralisia Cerebral é definida como uma condição que afeta o desenvolvimento neuropsicomotor permanente devido a danos cerebrais durante a evolução fetal. Classificada de acordo com a região afetada e a intensidade do comprometimento da lesão. Levando em consideração a reabilitação associada aos avanços tecnológicos, visando melhorar as habilidades motoras e cognitivas. Objetivos: Investigar como a realidade virtual atua na melhora da função neuropsicomotora em pacientes com paralisia cerebral, compreender os benefícios e impactos na qualidade de vida das crianças e adolescentes com paralisia cerebral. Justificativa: Propagar visibilidade ao desenvolvimento neuropsicomotor utilizando a realidade virtual. Considerações finais: A realidade Virtual tem um grande impacto no progresso da reabilitação motora grossa e equilíbrio dos pacientes, proporcionando-lhes melhorias nas atividades de vida diária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleiciane Araujo Veras, Centro Universitário LS, DF, Brasil

Graduanda em Fisioterapia pelo Centro Universitário LS.

Juliana Silva Martins, Centro Universitário LS, DF, Brasil

Graduanda em Fisioterapia pelo Centro Universitário LS.

Sarah Carvalho Pinho, Centro Universitário LS, DF, Brasil

Graduanda em Fisioterapia pelo Centro Universitário LS.

Éricles Dias Alves, Universidade de Brasília

Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário Euro-Americano - Unieuro; Especialista em Fisioterapia em Reabilitação do assoalho pélvico pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB; Mestrando em Ciências e Tecnologia da Saúde - UnB.

Referências

ABDELHALEEM, N.; WAHAB, M. S. Abd El; ELSHENNAWY, S. Effect of virtual reality on motor coordination in children with cerebral palsy: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Egyptian Journal Of Medical Human Genetics, [S.L.], v. 23, n. 1, p. 71-91, 21 mar. 2022.

ALOTAIBI, M., et al. The efficacy of GMFM-88 and GMFM-66 to detect changes in gross motor function in children with cerebral palsy (CP): a literature review. Disabil Rehabil, v. 36, n. 8, p. 617-27. 2014.

ARNONI, J. L. B., et al. Effects of active videogame-based intervention on self-concept, balance, motor performance and adaptive success of children with cerebral palsy: preliminary study. Physiotherapy and research, v. 25, p. 294-302, 2018.

ARNONI, J. L. B., et al. Effects of virtual reality in body oscillation and motor performance of children with cerebral palsy: a preliminary randomized controlled clinical trial. Complementary Therapies In Clinical Practice, [S.L.], v. 35, n. 4, p. 189-194, mai 2019.

CASTRO, N. M.; BLASCOVI-ASSIS, S. M. Escalas de avaliação motora para indivíduos com paralisia cerebral: artigo de revisão. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv., São Paulo, v. 17, n. 2, p. 18-31, dez. 2017.

CHO, C., et al. Treadmill Training with Virtual Reality Improves Gait, Balance, and Muscle Strength in Children with Cerebral Palsy. The Tohoku Journal Of Experimental Medicine, [S.L.], v. 238, n. 3, p. 213-218, 2016.

DE JESUS, E. S.; DE JESUS, J. P.; ROCHA, J. L. Gameterapia na reabilitação de pacientes com paralisia cerebral. Revista Brasileira de Saúde Funcional, v. 6, n. 1, p. 9-9, 2018.

DIAS, T. S., et al. As contribuições da gameterapia no desempenho motor de indivíduo com paralisia cerebral. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, [S.L.], v. 25, n. 3, p. 575-584, 2017.

FIDELIS, L. R.; DA CUNHA, T. R.; PEREIRA, R. G. B. Gameterapia na reabilitação de pacientes pediátricos com paralisia cerebral. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 03, 2021.

MOTA, G. S., et al. FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA: O uso da gameterapia na intervenção em crianças com paralisia cerebral. Revista Cathedral, Boa Vista, v. 5, n. 2, p. 92-104. 2023.

PACHECO, Fátima Florisbello da Silva. Gameterapia na reabilitação de crianças com paralisia cerebral. 19 f. Monografia (Graduação em Fisioterapia) - Centro universitário FADERGS, Porto Alegre, Junho, 2023.

PAULSON, A.; VARGUS-ADAMS, J. Overview of Four Functional Classification Systems Commonly Used in Cerebral Palsy. Children, v. 4, n. 4, p. 30-40, 2017.

PAVÃO, S. L., et al. Impact of a virtual reality-based intervention on motor performance and balance of a child with cerebral palsy: a case study. Revista Paulista de Pediatria, [S.L.], v. 32, n. 4, p. 389-394, dez. 2014.

PEREIRA, H. V. Paralisia cerebral. Residência Pediátrica, v. 8, n. 1, p. 49-55, 2018.

ROSSI, J. D., et al. Reabilitação na paralisia cerebral com o Nintendo™ Wii® associado ao Wii Fit®. ConScientiae Saúde, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 277–282, 2015. Já

SANTOS, A. O.; MAFFUD, C. C.; SILVA, P. P. Eficácia da realidade virtual em pacientes portadores de paralisia cerebral. 15 f. Monografia (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Una de Pouso Alegre, Minas Gerais, 2021.

SILVA, R. R.; IWABE-MARCHESE, C. Uso da realidade virtual na reabilitação motora de uma criança com Paralisia Cerebral Atáxica: estudo de caso. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 97-102, mar. 2015.

TANNUS, L. S. P.; RIBAS, D. I. R. Evoluation of gross motor function before and after virtual reality application. Fisioter mov, v. 29, n. 1, p. 131–136, jan 2016.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

VERAS, G. A.; MARTINS, J. S.; PINHO, S. C.; ALVES, Éricles D. A realidade virtual no tratamento de pacientes com paralisia cerebral: revisão bibliográfica integrativa . Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 14, p. e141135, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i14.1135. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1135. Acesso em: 21 nov. 2024.

ARK