Letramento matemático e científico no curso de licenciatura em pedagogia: a utilização de metodologias ativas na construção de experimentos científicos
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v7i14.695Palavras-chave:
Metodologias Ativas; Letramento Matemático e Científico; Formação de professorResumo
Esta pesquisa é de natureza qualitativa e procura articular o letramento científico e matemático com a utilização de metodologias ativas no ensino de conceitos básicos das ciências Naturais e da Matemática. Compreender que os conceitos e seus significados nos Anos Iniciais, passa pelo ensino superior, principalmente no curso de Licenciatura em Pedagogia, uma vez que o Pedagogo é o profissional habilitado e mais atuante nessa fase da educação, portanto, a formação docente é um dos pontos chaves para conduzir melhor o processo de ensino e aprendizagem desse componente curricular. A problemática consiste que no curso de Pedagogia, as disciplinas que abarcam os conteúdos das Ciências Naturais e da Matemática, remete apenas a parte metodológica, ficando os conteúdos específicos necessários a cargo da educação básica recebida pelos acadêmicos, que em grande parte é falha, portanto, o docente que atua no curso em questão deve ter a sensibilidade de sanar as mazelas que existirem e com isso produzir uma aprendizagem significativa. O uso de Metodologias Ativas é uma alternativa efetiva, visto que incentiva o protagonismo do discente, quando associadas a construção de experimentos científicos, no qual deve-se enfatizar que os mesmos podem serem realizados em qualquer local, independente da existência de um laboratório, requerendo mais da criatividade do docente do que recursos, este trabalho apresenta as vivências do ensino das Ciências Naturais na formação de professores polivalentes, buscando melhorar a prática docente e a construção do Letramento Matemático e Científico.
Downloads
Referências
BRANDÃO. R. J. B. Estatística e Probabilidade na Formação do Engenheiro Civil. In. Engenharia 4.0: a era da produção inteligente / Eduardo Mendonça Pinheiro, Glauber Tulio Fonseca Coelho, Patricio Moreira de Araújo Filho (Org.) São Luís: Editora Pascal Ltda, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019Brasília, 2022.
GEGLIO, Paulo César; SILVA, AKF da. A Formação do Professor para o Ensino de
Ciências Naturais nos Anos Iniciais da Escolarização: um olhar para os currículos dos cursos de pedagogia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2015.
GODOY, Arida S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas, v.35, n.2, Mar./Abr. 1995.
JULIO, R. S.; SILVA, G. H. G. D. (2018). Compreendendo a formação matemática de futuros pedagogos por meio de narrativas. Bolema: Boletim de Educação Matemática,32(62), 1012-1029
OECD. Organization for Economic Co-Operation and Development. Education at a Glance, 2004.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. 48. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2009.
SILVEIRA, Fábio. Design & Educação: novas abordagens. p. 116-131. In: MEGIDO, Victor Falasca (Org.). A Revolução do Design: conexões para o século XXI. São Paulo: Editora Gente, 2016.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro,2004
SOARES, M. Letramento, um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica., 1988
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.