Estruturação de um produto educacional em saúde sobre a prevenção de quedas em idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i15.1762

Palavras-chave:

acidentes por quedas, idosos, educação em saúde, programa educativo

Resumo

Introdução: O recurso educacional é uma ferramenta que potencializa o processo de ensino-aprendizagem, facilita a promoção da autonomia, do autocuidado e da qualidade de vida e tem relação com a educação em saúde. Objetivo: Descrever as etapas de elaboração de um vídeo, utilizado como recurso educativo, sobre a prevenção de quedas em idosos. Método: A construção desse vídeo educativo intitulado “Prevenção de quedas em idosos” foi baseada em um método proposto para a estruturação de recursos educacionais em saúde, o Método CTM3, composto por elementos agrupados em 03 etapas. São elas: Concepção do produto (C); Referencial teórico (T); e Referencial metodológico (M3). Este último está fundamentado em três teorias: Análise Transacional, Multisensorialidade e Programação Neurolinguistica (PNL). Resultado: O vídeo elaborado tem 02 minutos e 09 segundos de duração e possui imagens ilustrativas e textos escritos, é composto por música de domínio público e seu roteiro é sobre a prevenção de quedas em idosos, que foi idealizado a partir da realidade de idosos não institucionalizados. Conclusão: O vídeo foi criado seguindo as etapas do método CTM3 proporcionou aos idosos não institucionalizados conhecimentos sobre a prevenção de quedas fornecendo capacidade para questionar, produzir e intervir de forma efetiva frente à realidade em que vivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magna Janny Soares Barbosa, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Graduação em Fisioterapia; Pós-graduação em Fisioterapia Neurogerontológica e Domiciliar; Pós-graduação em Educação para a Saúde; Pós-graduação em Gestão do Cuidado em Saúde da Família.

Geraldo Magella Teixeira, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2011).

Maria Letícia de Sousa Vitor, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Graduação em Fisioterapia e pós-graduada em Fisioterapia intensiva e suporte ventilatório.

Referências

CASTRO, Claudio Phillipe Fernandes de; ARANTES, Paula Maria Machado; SOUZA, Lidiane Aparecida Pereira de. Uso de um aplicativo para a educação de idosos quanto à prevenção de quedas no domicílio. 2020.

CONCEIÇÃO, Dannicia Silva et al. A educação em saúde como instrumento de mudança social. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 59412-59416, 2020.

DA SILVA, Márcia Maria Santos et al. Interseção de saberes em mídias sociais para educação em saúde na pandemia de covid-19. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v. 19, n. 2, 2020.

DO NASCIMENTO, Glauciane Resende. Plano de ação para a prevenção de quedas e fratura de fêmur em idosos na área adstrita a Estratégia de Saúde da Família Andorinhas Ouro Preto/MG. 2012.

DOURADO JÚNIOR, Francisco Wellington et al. Intervenções para prevenção de quedas em idosos na Atenção Primária: revisão sistemática. Acta Paulista de Enfermagem, v. 35, 2022.

FITTIPALDI, Ana Lúcia de Magalhães; O’DWYER, Gisele; HENRIQUES, Patrícia. Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 25, p. e200806, 2021.

GONÇALVES, Ilana Carla Mendes et al. Tendência de mortalidade por quedas em idosos, no Brasil, no período de 2000–2019. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 25, p. e220031, 2022.

GORLA, Bruna Caroline et al. Cateter venoso central de curta permanência: produção de vídeos educativos para a equipe de enfermagem. Escola Anna Nery, v. 26, 2022.

LIMA, Juliana da Silva et al. Custos das autorizações de internação hospitalar por quedas de idosos no Sistema Único de Saúde, Brasil, 2000-2020: um estudo descritivo. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 31, 2022.

LOPES, Larissa Padoin et al. Processo de cuidado para prevenção de quedas em idosos: teoria de intervenção práxica da enfermagem. Escola Anna Nery, v. 26, 2022.

OLIVEIRA, Jéssica Cerutti de et al. Telefonemas mensais e calendários como registro para a taxa de quedas de idosos da comunidade inseridos em um ensaio clínico randomizado. Fisioterapia e Pesquisa, v. 29, p. 145-153, 2022.

PEDRO, Danielli Rafaeli Candido et al. Construção e validação de vídeo educativo sobre gestão da idade do trabalhador. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 47, 2022.

SANTOS, A. A.; Warren, E. M. C. Método CTM3 como dispositivo de ensino, aprendizagem e comunicação em produtos educacionais. In: A. A. Santos (org). Educação em saúde: trabalhando com produtos educacionais. (pp. 13-28). Maceió: Editora Hawking.

SCHWAB, Flávia Carneiro Bastos de Souza et al. Fatores associados à atividade educativa em saúde bucal na assistência pré-natal. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 1115-1126, 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

BARBOSA, M. J. S.; TEIXEIRA, G. M.; VITOR, M. L. de S. Estruturação de um produto educacional em saúde sobre a prevenção de quedas em idosos. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 15, p. e151762, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i15.1762. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1762. Acesso em: 21 dez. 2024.

ARK