Conscientização sobre o uso excessivo de telas: Impacto na saúde e desenvolvimento infantil, no Jardim de infância Luz do saber, no município de Buriticupu-MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v8i18.1949

Palavras-chave:

Conscientização, Saúde infantil, Desenvolvimento, Educação infantil

Resumo

Esta pesquisa investigou a crescente preocupação com o uso excessivo de telas entre crianças, considerando os impactos negativos na saúde e no desenvolvimento infantil. Embora a tecnologia ofereça benefícios para a aprendizagem, o uso excessivo pode causar danos significativos. A pesquisa enfatizou a importância de estratégias eficazes para promover hábitos saudáveis em crianças e suas famílias, abordando melhorias no ambiente escolar e práticas pedagógicas que desenvolvam habilidades socioemocionais e cognitivas. A problemática central é: como o uso excessivo de telas impacta o desenvolvimento cognitivo, social e a saúde física das crianças, e quais métodos podem ser adotados para mitigar esses efeitos? Realizada ao longo de quatro meses no Jardim de Infância Luz do Saber, em Buriticupu-MA, a pesquisa utilizou revisão bibliográfica, questionários semiabertos e diário de bordo com 47 alunos da Educação Infantil. As crianças demonstraram estar bem-informadas sobre os impactos do uso de dispositivos eletrônicos, reconhecendo a importância de equilibrar o tempo de tela com brincadeiras e interações sociais. Os resultados indicaram que é essencial promover diálogos sobre o uso responsável da tecnologia entre crianças, pais e educadores, visando um desenvolvimento saudável. Conclui-se que a intervenção educativa realizada teve um impacto significativo na conscientização das crianças sobre o uso excessivo de telas e suas consequências. Através de palestras e do material informativo distribuído, foi possível não apenas transmitir informações, mas também engajar as crianças em um diálogo sobre práticas saudáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Luene Silva Conceição, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Programa Ensinar.

Flavia Barros Nunes, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Programa Ensinar.

Jéssica da Silva Mesquita, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Programa Ensinar.

Lorranna Souza Torres, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Programa Ensinar.

 

Vilmar Martins da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.Mestrado em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

 

 

Referências

ARANTES, M. C. B.; MORAIS, E. A. Exposição e uso de dispositivo de mídia na primeira infância. Residência Pediátrica, v. 3, n. 1, p. 1-18, 2021.

ALTER, A. Irresistível: O poder da tecnologia para nos viciar. Tradução de Alice Klesky. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2017.

TURKLE, S. Alone Together: Why We Expect More from Technology and Less from Each Other. New York: Basic Books, 2011.

ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1986.

BILAC, E. D. Família: algumas inquietações. In: CARVALHO, M. C. B. (Org.). A família contemporânea em debate. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90, de 13 de julho de 1990.

TIBA, Içami. Família de alta performance: conceitos contemporâneos na educação. São Paulo: Integrante Editora, 2009.

KREPPNER, Kreppner. A criança e a família: a independência nas vias de

desenvolvimento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 16(1), 11-22, 2000.

BRONFENBRENNER, U. (Ed.). Tornar seres humanos: perspectivas biotecnológicas sobre o desenvolvimento humano. California: Sage Publications, 1999.

WAGNER, A.; RIBEIRO, L. de S.; ARTECHE, A. X.; BORNHOLDT, E. A. Configuração familiar e o bem-estar psicológico dos adolescentes. In: Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999.

Downloads

Publicado

2025-03-14

Como Citar

CONCEIÇÃO, A. L. S.; NUNES, F. B.; MESQUITA, J. da S.; TORRES, L. S.; SILVA, V. M. da. Conscientização sobre o uso excessivo de telas: Impacto na saúde e desenvolvimento infantil, no Jardim de infância Luz do saber, no município de Buriticupu-MA. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 8, n. 18, p. e081949, 2025. DOI: 10.55892/jrg.v8i18.1949. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1949. Acesso em: 29 mar. 2025.

ARK