Educação Básica e a importância da Educação Escolar Quilombola na comunidade Remanescente de Quilombo - Jutaí, Breu Branco/PA
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v8i18.1969Palavras-chave:
Educação básica, Educação Escolar Quilombola, Comunidade Remanescente de Quilombo, CRQ – JutaíResumo
O presente artigo tem a finalidade de trazer reflexões acerca da importância de Educação Quilombola na Comunidade Remanescente de Quilombo Jutaí, localizada no município de Breu Branco no Pará, bem como apresentar os aspectos legais e constitucional sobre a Educação Básica como direito fundamental e necessário, além ainda, de analisar a relação da educação básica com os Direitos Humanos. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, realizada através de revisão bibliográfica, documental, legislativa e vivência pessoal.
Downloads
Referências
ANDRADE, Patrícia Gomes. Educação do campo: A educação no Quilombo e os saberes do Quilombo na escola. Ed. Edufes, Vitória – ES, 2012.
BRASIL. Constituição Federal. Planalto. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 18. Agost. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. PNEERQ Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pneerq. Acesso em: 17. Mar. 2025.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONÇALVES, Aline; FIGUEIREDO, Frederico. Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica. Rev. PPGE – UNESC, Criciúma – SP, 2021.
GONÇALVES, Ana Cláudia. Políticas públicas para quilombolas: a construção da cidadania na comunidade remanescente de quilombo do Baú. Programa de Pós-graduação em História. Mestrado em História. Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais - MG, 2017.
KUHN, Marco. A evolução histórica da aposentadoria rural e a aplicação do princípio da uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços entre as populações urbanas e rurais. Santa Rosa, 2014. Unijuí. Disponível em: https://1library.org/document/yrwxe48z-evolucao-historica-aposentadoria-aplicacao-uniformidade-equivalencia-beneficios-populacoes.html. Acesso em 18. Agost. 2023.
LOPES, Maria Auxiliadora. Educação Escolar Quilombola. Ministério da Educação. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/etnico-racial/educacao-escolar-quilombola. Acesso em: 19. Marc. 2025.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2001.
OLIVEIRA, Terezinha, VIANA, Ana Paula, et al. Escola, conhecimento e formação de pessoas: considerações históricas. Rev, Políticas Educativas, Porto Alegre – RG, 2013.
SIQUEIRA, Camila Miranda. Educação quilombola: desafios e oportunidade na implementação da educação quilombola na escola municipal de ensino fundamental josé corrêa de medeiros. Trabalho de Conclusão de Curso, Unifesspa, Marabá – PA, 2025.
SOUZA, Maria da; COSTA, Douglas da. A Sociologia e a formação da cidadania nos alunos do ensino médio. Rev. Teias, Paraíba – PI, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.