ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO FRENTE A PANDEMIA DO COVID-19 NA CIDADE DE VALPARAÍSO DE GOIÁS - GO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5093897Palavras-chave:
Covid-19. Farmacêutico. Proteção.Resumo
Objetivo: demonstrar as dificuldades encontradas pelos farmacêuticos frente a pandemia do coronavirus; verificar se existe medidas que amparam os farmacêuticos; buscar possibilidades de uma atuação segura dos profissionais em tempo de pandemia. Método: Trata-se de uma abordagem bibliográfica, onde o estudo em questão utilizará de forma conjugada ao método, a pesquisa de campo no qual será realizada a coleta de informações para 10 farmacêuticos através de um questionário sociodemográfico; um questionário semi-estruturado que possibilitara analisar o dia a dia dos farmacêuticos de várias unidades de atendimento, a base de pesquisa será através da analise de trabalhos científicos relacionados a essa temática, utilizando-se a base de dados MedLine, Scielo. Resultados: Diante da temática trabalhada os resultados apresentados referem-se a conteúdo coletado a partir da aplicação de um questionário para 10 farmacêuticos, com objetivo de levantar as dificuldades encontradas pelos profissionais frente à pandemia do coronavírus. Conclusão: Através da apuração da pesquisa, conclui-se que os profissionais da área farmacêutica tiveram que se adaptar de forma recorde para conseguirem atender as demandas e as adequações impostas pelo ministério da saúde frente ao coronavirus. Portanto, é interessante salientar a necessidade dos estudos relacionados a mudanças de comportamento da população e o conhecimento apurado sobre as formas de prevenção e cuidado com o vírus da Covid-19.
Downloads
Referências
Brasília: Diário Oficial da União. Data de publicação: 07 de fevereiro de 2020, Edição 27, Seção 1, Página 1. Brasil. Ministério da Saúde. Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV).
Brasília: Ministério da Saúde. 1ª Edição, 2020. Disponível em: https://bit. ly/2wfRp6w. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar, Urgência e Domiciliar. Protocolo de Tratamento do Novo Coronavírus (2019- nCoV). Brasília: Ministério da Saúde. 1ª Edição, 2020. Disponível em: https://bit. ly/3d5iYzX.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública COVID-19. Doença pelo Coronavírus 2019: Ampliação da Vigilância, Medidas não Farmacológicas e Descentralização do Diagnóstico Laboratorial. Boletim Epidemiológico 05. Brasília: Ministério da Saúde. Publicado em: 14 de Março de 2020. Disponível em: https://bit. ly/2UfaZYz.
Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC n° 222, de 28 de março de 2018. Ementa: Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União. Data de publicação: 29 de março de 2020, Edição 61, Seção 1, Página 76.
Conselho Federal de Farmácia. Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos. Guia de Bolso. Coronavírus: Informações Baseadas em Evidências. Farmacêutico, saiba como acolher, avaliar e cuidar! Brasília: CFF/Cebrim, 2020. Disponível em: https://bit. ly/39Xrjnm. Fan J, Liu X, Pan W, Douglas MW, Bao S. Epidemiology of 2019 Novel Coronavirus Disease-19 in Gansu Province, China, 2020. Emerg Infect Dis. 2020 Mar 13; 26(6). doi: 10.3201/eid2606. 200251.
Federação Farmacêutica Internacional, Conselho Federal de Farmácia. Orientação Sanitária da FIP. Epidemia por Coronavírus SARS-CoV-2: Informações e diretrizes provisórias para farmacêuticos e colaboradores da farmácia. The Hague: FIP/CFF; fevereiro de 2020. [Tradução para o Português: Gonçalo Sousa Pinto]. Disponível em: https://www.fip.org/coronavirus.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.