Indicativos da aprendizagem dos alunos adquirida através do projeto teórico prático no remoto e presencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v6i12.526

Palavras-chave:

Conhecimento, Metodologias, Projeto Teórico Prático

Resumo

O tema deste artigo é “Percepção da apropriação do conhecimento pelos discentes assimilado através do Projeto Teórico Prático”. Investigou-se o seguinte problema: Quais são as potencialidades e dificuldades na execução do Projeto Teórico Prático, comparando o ensino remoto e o presencial, desenvolvidos no Instituto de Desenvolvimento Educacional de Bagé – IDEAU. O objetivo geral foi avaliar as potencialidades e dificuldades do ensino e aprendizagem dos alunos do primeiro semestre do curso de medicina veterinária da IDEAU utilizando o projeto de montagem de um esqueleto animal doméstico relacionando a anatomia e fisiologia animal. Os objetivos específicos foram: Identificar as metodologias empregadas no projeto; caracterizar o ensino remoto e presencial; avaliar as potencialidades e dificuldades enfrentadas pelos alunos através na execução do Projeto Teórico Prático (PATP); avaliar as potencialidades do PATP. O interesse pelo tema justifica-se pelo fato deste trabalho abordar as experiências, as práticas e as observações, que são de fundamental importância, para contribuir com um melhor desenvolvimento e aproveitamento dos alunos, no que se refere à teoria colocada em prática através do Projeto Teórico Prático. Concluiu-se que avaliar as potencialidades e dificuldades na execução de um projeto se faz necessário, assim como buscar e pesquisar sobre o conteúdo necessário para sua aplicação, o que possibilita um conhecimento mais aprofundado relacionado a teoria e a prática. Garantindo assim, adequações plausíveis e pertinentes, para aperfeiçoar tanto o desenvolvimento dos projetos em geral, quanto o aprendizado teórico e prático dos alunos durante o processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele da Rosa Scholant Simões, Universidade Federal de Pelotas

[1] Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade da Região da Campanha (2008). Mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2017) Doutora pela Universidade Federal de Pelotas (Estudo genético e genômico sobre resistência parasitária e qualidade da carne de bovinos de corte puros e cruzados no sul do Brasil - tese defendida em dezembro de 2021). Licenciado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Tem especializações em Docência Ensino Superior e Inspeção Escolar e cursos complementares em Experimentação no ensino de ciências.

Carolina Mendonca Fernandes de Barros, Universidade Federal de Pelotas

[2] Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas, que contempla estudos relacionados à formação inicial e continuada de professores da educação básica e educação superior, seus processos e políticas, com ênfase no Ensino Técnico e Tecnológico, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Especialista em Gráfica Digital com ênfase em produção de material para EAD, Especialização Educação - Núcleo de Formação Docente e Contemporaneidade pela Universidade Federal de Pelotas, licenciada no Programa Especial de Formação Pedagógica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2007) em Construção Civil, Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pelotas (2004).

Referências

ASSIS, L. R., & CONCEIÇÃO, A. F. S. (2023). Pandemia da Covid-19 e educação escolar: uma perspectiva de professores, famílias e crianças. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, 6(12), 94-110.

ARAÚJO, T. M., LUA, I. (2021). “O trabalho mudou-se para casa: trabalho remoto no contexto da pandemia de COVID-19". Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 46.

BARBIERI, L. F., BARRO, D. B., & BARRO, F. C. (2021). Projeto de aperfeiçoamento teórico e prático: uma proposta de metodologia ativa. Revista de Educação do IDEAU, (1), 57-69.

BARDAGI, M. P., & HUTZ, C. S. (2012). Mercado de trabalho, desempenho acadêmico e o impacto sobre a satisfação universitária. Revista de Ciências Humanas, 46 (1), 183-198.

BREHMER, L. C. de F., & RAMOS, F. R. S. (2014). Experiências de integração ensino-serviço no processo de formação profissional em saúde: revisão integrativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, 16 (1), 228-37, 31 mar.

DE CAMPOS FERREIRA, C. et al. Como escrever e publicar um artigo científico: uma revisão da literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 6, n. 12, p. 216-225, 2023.

DE SENA ALVES, J.; ARAÚJO, M. M. M.. A Importância da estimulação neuropsicomotora em ambiente escolar. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 5, n. 11, p. 301-308, 2022.

GIUSTA, A. S. da Silva. (2013). Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista, 29, 20-36.

HENZ, C. L., DOS SANTOS, C. A.,& SIGNOR, P. (2018). Experiência e movimento: pensando a educação em Dewey. Revista Espaço Pedagógico, 25 (1).

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ. IDEAU. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA – BACHARELADO. Bagé/RS/Brasil, 2018.

JOYCE, C. R., MOREIRA, M. M., & ROCHA, S. S. D. (2020). Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, 9 (7).

MARSIGLIO, M. (2017). A satisfação do aluno do ensino superior. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração) da FAT – Faculdade e Escola. Orientador: Prof. Me. Lidiane Cássia Comin. Tapejara/RS.

PACHECO, J. (1998). Avaliação da aprendizagem. 1998. In: ALMEIDA, Leandro S.; TAVARES, José, org. Conhecer, aprender e avaliar. Porto: Porto Editora, p. 111-132.

TABILE, A. F., & JACOMETO, M. C. D. (2017). Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Revista Psicopedagogia, 34(103), 75-86.

VASCONCELOS, N. M.; DE ALMEIDA REZENDE, R. de C.; KOHLS-SANTOS, P.. Gamificação–uma possibilidade de engajamento e protagonismo dos estudantes. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 6, n. 12, p. 09-20, 2023.

Downloads

Publicado

2023-04-19

Como Citar

SIMÕES, M. da R. S.; BARROS, C. M. F. de. Indicativos da aprendizagem dos alunos adquirida através do projeto teórico prático no remoto e presencial. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 6, n. 12, p. 402–415, 2023. DOI: 10.55892/jrg.v6i12.526. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/526. Acesso em: 28 abr. 2024.

ARK