Principais erros encontrados em prontuários da UTI durante a análise do Enfermeiro Auditor
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v6i13.733Palavras-chave:
Auditoria de Enfermagem, Unidade de Terapia Intensiva, Registros de Enfermagem, Avaliação de Processos em Cuidados de SaúdeResumo
A palavra auditoria vem do verbo latim “audire” definido como “aquele que ouve”, sendo aplicada pelos ingleses mais tarde como “auditing”, que significa um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada organização. Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um ambiente de alta complexidade assistencial e requer equipe de enfermagem especializada. Devido à complexidade de cuidados neste setor, é necessário que a comunicação seja escrita. Sendo assim, em um setor com características peculiares, que reúne um montante de pessoas em estado crítico, há a necessidade de uma avaliação criteriosa dos registros para se evitar perdas. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo responder a seguinte questão norteadora: Quais os principais erros encontrados nos registros de Enfermagem em prontuário de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva durante a análise do Enfermeiro Auditor? Este estudo de revisão integrativa foi desenvolvido cinco etapas. Como resultados obtivemos vários erros encontrados nos prontuários durante análise da auditoria em enfermagem. Com base nos resultados obtidos será possível traçar estratégias futuras para prevenção de erros nos registros de enfermagem.
Downloads
Referências
CASARIN, Sidnéia Tessmer et al. Tipos de revisão de literatura: considerações das editoras do Journal of Nursing and Health/Types of literature review: considerations of the editors of the Journal of Nursing and Health. Journal of Nursing and Health, v. 10, n. 5, 2020.
CORDEIRO, Francislene de Fátima; DYNIEWICZ, Ana Maria; KALINOWSKI, Luísa Canestraro. AUDITORIA EM REGISTROS DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Revista de Enfermagem UFPE. v. 6, 2011.
DA COSTA, Theo Duarte; DE BARROS, Adriana Gonçalves; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira. Registros da equipe de enfermagem em unidade de terapia intensiva. Revista Baiana de Enfermagem, v. 27, n. 3, 2013.
DE AQUINO, Maria de Jesus Nascimento et al. Anotações de enfermagem: avaliação da qualidade em unidade de terapia intensiva. Enfermagem em Foco, v. 9, n. 1, 2018.
DE FREITAS JÚNIOR, Silvio Rosa. Qualidade dos registros de enfermagem em unidade de terapia intensiva: contribuição nos processos de auditoria e assistência em saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 12, p. e5301-e5301, 2020.
COSTA, Fernanda Marques; RODRIGUES, Alex Oliveira. Auditoria operacional: não conformidades em registros de enfermagem. Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde, v. 1, n. 1, p. 25-28, 2015.
LIMA, Suzana Santos et al. Auditoria em saúde: um estudo em organizações militares do Exército Brasileiro. 2021.
NETTO, Shana Marques et al. Análise dos registros referentes ao balanço hídrico em unidade de terapia intensiva. Revista de Enfermagem da UFPE online, p. 448-456, 2015.
RUBIN, Onilda et al. AUDITORIA NA QUALIDADE DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 4, p. 1013-1040, 2023.
RODRIGUES, Alâne Dos Santos Vieira et al. Desafios da assistência de enfermagem humanizada na unidade de terapia intensiva: uma revisão integrativa da literatura. 2023.
SETZ, Vanessa Grespan; D'INNOCENZO, Maria. Avaliação da qualidade dos registros de enfermagem no prontuário por meio da auditoria. Acta paulista de enfermagem, v. 22, p. 313-317, 2009.
SIMÕES, Patrick de Oliveira Pitta. Os limites da auditoria interna (o perfil do auditor e o whistleblowing). 2017. Tese de Doutorado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.