A importância do exame preventivo de papanicolau nas mulheres acima dos 30 anos
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v6i13.875Palavras-chave:
Ginecologia, Prevenção, ÚteroResumo
Objetivo: analisar a importância do exame preventivo de Papanicolau nas mulheres acima dos 30 anos, destacando a relevância da sua realização regular na prevenção do câncer do colo do útero e na promoção da saúde da mulher. Método: A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, que envolveu a coleta de todos os trabalhos previamente publicados, como livros, revistas, jornais, teses, entre outros, sobre o tema. A pesquisa foi realizada entre janeiro de 2023 e maio de 2023, utilizando palavras-chave como Saúde da Mulher, Papanicolaou, Útero e SUS em bases de dados como SciELO, LILACS, MEdline e BDENF. Resultados: Após a seleção da amostra final, os dados extraídos foram compilados em planilha eletrônica e analisados. Os resultados deste estudo mostram evidências que confirmam a importância do exame preventivo de Papanicolaou na prevenção do câncer de colo uterino em mulheres acima de 30 anos. Conclusão: Exames regulares de Papanicolaou podem identificar lesões precursoras do câncer de colo de útero e outras condições que afetam a saúde da mulher, como infecções, inflamações e alterações hormonais, assim, entende-se que as campanhas para promover a conscientização sobre a importância do exame e incentivar sua realização regular têm sido bem-sucedidas na redução da incidência e mortalidade do câncer de colo uterino, bem como na melhoria da saúde e bem-estar das mulheres.
Downloads
Referências
BRISCHILIARI, Sheila Cristina Rocha et al. Papanicolaou na pós-menopausa: fatores associados a sua não realização. Cadernos de Saúde Pública, v. 28, n. 10, p. 1976-1984, 2012.
CROSIGNANI, P. et al. Strategies for the prevention of cervical cancer. Ecancermedicalscience, v. 14, p. 1070, 2020.
CAVALCANTI, F. N. et al. Adesão das mulheres à realização do exame citopatológico de colo uterino. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 5, p. 1965-1974, 2019.
GAMARRA, Carmen Justina; PAZ, Elisabete Pimenta Araújo; GRIEP, Rosane Harter. Conhecimentos, atitudes e prática do exame de Papanicolaou entre mulheres argentinas. Revista de Saúde Pública, v. 39, p. 270-276, 2005.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (INCA). Estimativa 2020: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2020.
LIMA, V. P. S. et al. Prevalence and factors associated with nonadherence to cervical cancer screening in women in the metropolitan area of Natal, Brazil. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 41, n. 5, p. 302-308, 2019.
OLIVEIRA, Márcia Maria Hiluy Nicolau de et al. Cobertura e fatores associados à não realização do exame preventivo de Papanicolaou em São Luís, Maranhão. Revista brasileira de epidemiologia, v. 9, n. 3, p. 325-334, 2006.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Cancer. Disponível em:
https://www.who.int/health-topics/cancer#tab=tab_1. Acesso em: 12 maio 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.