A trajetória da higiene à saúde: a aplicabilidade da abordagem teatral como ferramenta de alfabetização científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i14.972

Palavras-chave:

Educação em saúde, Alfabetização científica, Educação sanitária, Teatro, Arte

Resumo

A Educação em Saúde, Educação Sanitária e suas medidas preventivas têm sido amplamente discutidas nas últimas décadas. Trata-se de uma reflexão necessária para sanar falhas, que há muito tempo vêm ocorrendo, e que prejudicam a prática delas. Por meio da utilização da arte, mais especificamente o fazer teatral, é possível enxergar uma solução, conferindo uma maior eficácia para a prática. Este estudo se trata de uma produção de uma dramaturgia para teatro voltado ao público infantil/infanto juvenil, a fim de levar o conteúdo de prevenção em saúde. Na história, Luna participa da feira de ciências da escola, programando seu próprio vídeo game. Os chefões são Corona Vírus, Sarampo, E. Coli e Giardia Lamblia. Mas o inesperado acontece os microrganismos saem do jogo. Luna tem que contar com a ajuda de sua professora para salvar a ela e os amigos. A dramaturgia traz o conteúdo educativo com teor lúdico e fica disponível como ferramenta a ser utilizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza de Medeiros Imbiriba, Centro Universitário Fibra, PA, Brasil

[Lattes]
Graduada em Biomedicina pelo Centro Universitário Fibra

Murilo Amorim, Universidade Federal do Pará

[Lattes]
Graduado em Biomedicina; Mestre em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará

Célio Amoêdo de Melo, Centro Universitário Fibra, PA, Brasil

[Lattes]
Graduado em Biomedicina; Especialista em Citologia Clínica pelo Centro de Ensino Superior do Pará; Mestre em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Pará

Tinara Leila de Souza Aarão, Centro Universitário Fibra, PA, Brasil

[Lattes]
Graduada em Biomedicina, Mestre em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará, Doutora em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará

Patrícia Bentes Marques, Centro Universitário Fibra, PA, Brasil

[Lattes]
Graduada em Ciências Biológicas: Modalidade Médica pela Universidade Federal do Pará; Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutora em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará

Referências

BARBOSA, V; VIEIRA, F. Educação Sanitária como prática de prevenção de parasitoses intestinais em creches, Trabalhos de Iniciação Científica dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia – Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. II Caderno de educação popular em saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.

De SOUZA, L; BERNADINO, A. A Contação de Histórias Como Estratégia Pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Educere et Educare Revista de Educação, Vol. 6, nº 12, pag. 235-249, 2011.

FREITAS, C.M.; FREITAS, C.A.S.L.; PARENTE, J.R.F.; VASCONCELOS, M.I.O.; LIMA, G.K.; MESQUITA KO. Uso de metodologias ativas de aprendizagem para a educação na saúde: análise da produção científica. Trab Educ Saúde., v. 13, p. 117-30, 2015.

GAZZINELLI, M; De SOUZA, V; De ARAÚJO, L; COSTA, R; SOARES, A; MAIA, C. Teatro na Educação de crianças e adolescentes participantes de ensaio clínico. Revista Saúde Pública, Vol. 46, nº 6, 2012.

GRAZIOLI, F; FLORES, F. Aspectos relevantes para a dramaturgia para a infância nas palavras de quem faz o teatro infantil. Revista Leia Escola, Vol. 19, n° 2, 2019.

HELIODORA, B. O Teatro explicado aos meus filhos. São Paulo, AGIR, 2008.

MARQUES, A.T. L & MARANDINO, M. Educação Pesquisa, São Paulo, v. 44, e170831, 2018.

MOROSINI, M.V.; FONSECA, A.F.; PEREIRA, I. Educação em Saúde. In: Pereira IB, Lima JCF, organizadores. Dicionário de Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, p. 155-162, 2008.

NAZIMA, T; CODO, C; PAES, I; BASSINELLO, G. Orientação em Saúde por meio do Teatro: Relato de Experiência. Revista Gaúcha Enfermagem, Vol. 29, nº 1, 2008.

PALLOTTINI, R. O que é Dramaturgia? São Paulo, Brasiliense, 2005.

PEDROSA, J.I.S. A Política Nacional de Educação Popular em Saúde em debate: (re)conhecendo saberes e lutas para a produção da Saúde Coletiva. Interface. v. 25, e200190, p. 1-15.

PILISSANI, K.C.S.; SILVA JUNIOR, R. G. C.; ANDRADE, T. M. D.; CARDOSO, J.K. M.; JUNIOR, J. F. S. Ações Educativas em Saúde Ambiental e Humana: Teatro de Fantoches – Vetores, IX Mostra de Extensão, 2014.

SANTOS, K; Da SILVA, D; ALBUQUERQUE, M. O uso do teatro-educação como ferramenta de compartilhamento do saber para o ensino de doenças parasitárias em uma escola quilombola do estado de Pernambuco. V CONEDU – Congresso Nacional de Educação, 2018.

SASSERON, L.H & CARVALHO, A.M.P. Investigações em Ensino de Ciências, V16(1), pp. 59-77, 2011.

SOARES, S; SILVA, L; SILVA, P. O Teatro em Foco: Estratégia lúdica para o trabalho educativo na saúde da família. Esc Anna Nery, Vol. 4, n° 4, pag. 818-824, 2011.

TAPAJÓS, R. A introdução das artes nos currículos médicos. Interface_Comunic, Saúde, Educ, Vol. 6, nº 10, pag. 27-36, 2002.

Downloads

Publicado

2024-04-08

Como Citar

IMBIRIBA, L. de M.; AMORIM, M.; MELO, C. A. de .; AARÃO, T. L. de S. .; MARQUES, P. B. A trajetória da higiene à saúde: a aplicabilidade da abordagem teatral como ferramenta de alfabetização científica. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 14, p. e14972, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i14.972. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/972. Acesso em: 29 abr. 2024.

ARK