Culinária vegetariana estrita na graduação do(a) profissional de gastronomia no nordeste brasileiro

Autores/as

  • Juliana Silva Santana Faculdade Anísio Teixeira, BA, Brasil
  • Lorena Ramalho Galvão Faculdade Anísio Teixeira, BA, Brasil
  • Danilo Ribeiro de Sá Teles Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v8i19.2571

Palabras clave:

Vegetarianismo estrito, Cozinha vegetal, Gastronomia, Educação superior, Plant-based

Resumen

O curso de gastronomia tem sido ofertado, de maneira crescente, por instituições de ensino superior no país, e para lidar com a complexidade do fenômeno da alimentação é preciso formar profissionais que possam ir além de criar e elaborar pratos e cardápios, mas que estejam preparados para adquirir e articular, com criatividade e inovação, novos padrões e visões do ramo alimentar que vão surgindo na contemporaneidade. Esse estudo teve, portanto, o intuito de identificar a participação da culinária vegetariana estrita na formação dos futuros bacharéis em gastronomia de quatro universidades federais do nordeste brasileiro, através da análise das ementas de 26 disciplinas constantes nas matrizes curriculares desses cursos, no ano de 2023. A culinária vegetariana estrita e os produtos plant-based vêm abrindo espaço entre os consumidores, e a região Nordeste do Brasil aparece em destaque nas pesquisas relativas ao tema. Um prato completo, com ingredientes de origem 100% vegetal, pode ter um público muito mais abrangente do que somente os vegetarianos, e os expertos na ciência culinária precisam acompanhar esse segmento e sua expansão, seja através de menu em novos estabelecimentos ou com a adaptação nos cardápios de negócios existentes. Para ir além dos produtos cárneos e lácteos na composição de um menu é preciso que a formação dos estudantes proporcione conteúdos que colaborem com a ampliação desse olhar sobre a cozinha vegetal, suplantando seus mitos e preconceitos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Silva Santana, Faculdade Anísio Teixeira, BA, Brasil

Mestra em Comunicação e cultura contemporâneas, em 2016, pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão de Alimentos e Bebidas, em 2024, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Graduada em Gastronomia, em 2023, pela Faculdade Anísio Teixeira.

Lorena Ramalho Galvão, Faculdade Anísio Teixeira, BA, Brasil

Doutora (2024) e Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Danilo Ribeiro de Sá Teles, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor (2014) em Geofísica Aplicada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Prof. Ebtt do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

Citas

AMARANTE, Juliana Marangoni, CAVALHEIRO, Calíli Alves, VERDU, Fabiane Cortez. Difusão do Vegetarianismo e Veganismo no Brasil a partir de uma perspectiva de transnacionalização. Revista eletrônica Ciências da Administração e Turismo. v.6, n.1, p. 51 – 67, jan/jul, 2018.

ANJOS, Francisco Antônio dos, CABRAL, Silvia Regina, HOSTINS, Regina Celia Linhares. O cenário da formação superior em gastronomia no Brasil. Revista Hospitalidade. São Paulo, volume 14, n.01, p. 1-21, agosto de 2017.

ARIOCH, David. A história do veganismo. Vegazeta – blog. mai-2018. Disponível em: https://vegazeta.com.br/a-historia-do-veganismo/. Acesso em: 24/04/2025.

BITTENCOURT, Maria Costa. Alimentação, política e inclusão: a relevância do veganismo no bacharelado em gastronomia da UFBA. TCC, Universidade Federal da Bahia, Escola de nutrição: Salvador, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia: Edição 2021. [Brasília: s.n.], 2021.

GFI BRASIL (THE GOOD FOOD INSTITUTE). Pesquisa “O consumidor brasileiro e o mercado plant-based: relatório público. E-Book: PDF, 91 p.; IL. São Paulo: The Good Food Institute, 2022.

REJOWSKI, Mirian, RUBIM, Rebeca Elster. O ensino superior da gastronomia no Brasil: análise da regulamentação, da distribuição e do perfil geral de formação (2010-2012). Revista Turismo, visão e ação – eletrônica, vol. 15 - no 2 - p. 166–184/ mai-ago, 2013.

SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA. Opção Vegana. Disponível em: https://opcaovegana.svb.org.br/wp-content/uploads/2020/12/SVB_cartilha_opcaovegana2018-web.pdf. Acesso em: 26 de maio de 2025.

THE VEGAN SOCIETY. Definição de veganismo. Disponível em: https://www.vegansociety.com/go-vegan/definition-veganism. Acesso em: 26 de maio de 2025.

Publicado

2025-10-26

Cómo citar

SANTANA, J. S.; GALVÃO, L. R.; TELES, D. R. de S. Culinária vegetariana estrita na graduação do(a) profissional de gastronomia no nordeste brasileiro. JRG Journal of Academic Studies , Brasil, São Paulo, v. 8, n. 19, p. e082571, 2025. DOI: 10.55892/jrg.v8i19.2571. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/2571. Acesso em: 27 oct. 2025.

ARK