Arquitetura Cenográfica em Jogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i15.1654

Palavras-chave:

Arquitetura, Cenografia, Arquitetura Cenográfica, Jogos Digitais, Mundos Virtuais, Experiência Imersiva

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a interseção entre a arquitetura e cenografia, com foco direcionado na arquitetura cenográfica em jogos digitais. A pesquisa possui abordagem teórico-analítica e qualitativa e foi desenvolvida em duas etapas: de revisão bibliográfica ampla e de discussão teórica detalhada sobre o tema. Observando evolução histórica da cenografia, a partir das conceituações dos cenários dos teatros da Grécia antiga, até sua abordagem e prática comum nos videogames modernos, observa-se que a cenografia virtual assume um papel fundamental como elemento narrativo e imersivo, potencializando a experiência dos jogadores. Por fim, este estudo destaca a arquitetura cenográfica como uma poderosa ferramenta para a criação de mundos fictícios interativos, proporcionando ao público um envolvimento singular com o espaço virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara do Nascimento Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Arquiteta graduada em 2024 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (FAU/UFAL).

Anna Maria Vieira Soares Filha, Universidade Federal de Alagoas

Arquiteta graduada em 1983 pela Universidade Santa Úrsula. Mestra em Gégraphie Urbaine na Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) em 1990; Docente da FAU/UFAL.

Morgana Maria Pitta Duarte Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Arquiteta graduada em 1990 pela UFAL. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente em 2000, pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFAL). Doutora em 2014, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Docente da FAU/UFAL.

Referências

ARANTES, M. de O. A cenografia de Lina Bo Bardi: imagens da encenação de “Na selva das cidades”. ouvirOUver, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 582–593, 2020.

BELÉM, Maria Eduarda Nery da Fonseca. Uma análise da cenografia em games realistas. Dissertação (mestrado) – Design, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, 2012. BEYER, Andrea Palladio. El teatro olímpico: arquitectura triunfal para una sociedad humanista. Siglo XX!, 1997.

BORON, Dariusz Jacob. A SHORT HISTORY OF DIGITAL GAMESPACE. In: BORRIES, F.; WALZ, S. P.; BÖTTGER, M. Space Time Play: Computer Games, Architecture and Urbanism: The Next Level. Basel: Birkhäuse. 2007.

BORRIES, F.; WALZ, S. P.; BÖTTGER, M. Space Time Play: Computer Games, Architecture and Urbanism: The Next Level. Basel: Birkhäuse. 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Superior Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais, Resolução nº 6. 2 fev. 2006.

BREDA, Maria Eduarda; LIA RAVACHE, Rosana. Arquitetura Cenográfica e o papel do arquiteto. Connectionline, n.24, p. 96 – 104, 2021.

COHEN, Miriam Aby. Cenografia Brasileira Século XXI. São Paulo, 2007.

CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO BRASILEIRO. RESOLUÇÃO 51. CAU-BR, 202.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: n-1 Edições, 2013a. GOMES, Rogério Azevedo;

BARROSO, Bárbara. Princípios de Vitrúvio e arquitetura nos jogos digitais. AVANÇA/CINEMA, Cap. v, 2017.

GöTZ, Ulrich. LOAD AND SUPPORT: Architectural Realism in Video Games. In: BORRIES, F.; WALZ, S. P.; BÖTTGER, M. Space Time Play: Computer Games, Architecture and Urbanism: The Next Level. Basel: Birkhäuse. 2007.

HEBLING, Daniel Lolling Cerri. Arquitetura em jogos eletrônicos: o projeto em universos simulados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

HOWARD, Pamela. What is Scenography Z. Cambridge University Press, 2002.

JENKINS, Henry. Narrative Spaces. In: BORRIES, F.; WALZ, S. P.; BÖTTGER, M. Space Time Play: Computer Games, Architecture and Urbanism: The Next Level. Basel: Birkhäuse. 2007.

JOSINO, Amanda Belo da Fonseca. Narrativas do espaço: o papel do arquiteto na produção da cenografia do cinema. 2017. Monografia (Graduação) – Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual do Maranhão, 2017.

LANGE, Andreas. Places to Play: What Game Settings Can Tell Us about Games. In: BORRIES, F.; WALZ, S. P.; BÖTTGER, M. Space Time Play: Computer Games, Architecture and Urbanism: The Next Level. Basel: Birkhäuse. 2007.

LEÃO, Maria do Rosário da Mota das Dores Ponce de - Cenografia virtual enquanto tecnologia e o seu desenvolvimento e adaptação ao meio televisivo. 2010. Tese de Mestrado - Faculdade de Arquitectura, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2010

LEMOS, Cássio Fernandes; OLIVEIRA, Andréia Machado. Gamearte: A relação jogo/arte e o espaço da mídia no sistema. p. 248-256. In: Anais do V Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas ROCHA, Cleomar (Org). Goiânia: Media Lab / UFG, 2018.

MAIA, Hortência Gardelha; MUNIZ, Euler Sobreira. Novos caminhos para a cenografia diante da evolução tecnológica: o teatro e a realidade aumentada. Revista Tecnologia, Fortaleza, ahead of print, p. 1 – 14, 2018.

MANTOVANI, Anna. Cenografia, São Paulo: Editora Ática S.A. 1989.

PAULA, Frederico Braida Rodrigues de; ZANCANELI, Mariana Alves; As Dinâmicas Arquitetônicas e Urbanísticas nos Videogames: do Lúdico à Construção de uma Inteligência Coletiva sobre os Espaços das Cidades, p. 944-948. In: XX Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital [=Blucher Design Proceedings, v.3 n.1]. São Paulo: Blucher, 2016.

PGB21: Edição Gratuita. Pesquisa Gamer Brasil, 2021. PORTO EDITORA – Infopédia da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora.

RODRIGUES, Cristiano Cezarino. Teatro da Vertigem e a cenografia do campo expandido. Arquitextos, São Paulo, ano 08, n. 092.03, Vitruvius, jan. 2008.

TODOR, Roberto. Taxonomia para games educativos. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design, 2015, 181 p.

VENTURELLI, Suzete; MACIEL, Mario Luiz Belcino. Imagem interativa. Ed. UnB, 2008.

Downloads

Publicado

2024-11-26

Como Citar

OLIVEIRA, B. do N.; SOARES FILHA, A. M. V.; CAVALCANTE, M. M. P. D. Arquitetura Cenográfica em Jogos. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 15, p. e151654, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i15.1654. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1654. Acesso em: 22 dez. 2024.

ARK