O Desafio da Formação de Professores no Século XXI: Entre a Escassez e a Inovação Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v8i18.1941

Palavras-chave:

prática docente, formação continuada, tecnologias educacionais, valorização do professor, ensino colaborativo

Resumo

A prática docente no contexto educacional contemporâneo exige a adaptação do professor às mudanças tecnológicas, sociais e pedagógicas do século XXI. O papel do educador ultrapassa a simples transmissão de conteúdo, abrangendo a mediação do aprendizado e a promoção de uma aprendizagem colaborativa e crítica. A formação de professores, portanto, deve ser orientada para o desenvolvimento de competências que permitam ao docente responder às novas demandas educacionais, utilizando as tecnologias como ferramentas facilitadoras da construção do conhecimento. No entanto, a realidade brasileira ainda enfrenta desafios em relação à formação inicial dos professores, com a precariedade dos cursos de graduação e a falta de condições adequadas de trabalho. A educação continuada surge como uma necessidade para suprir essas lacunas, mas frequentemente se limita a ações compensatórias, distantes do objetivo de atualização e aprofundamento do conhecimento. Para que a educação seja efetiva, é fundamental investir em políticas que promovam a valorização do docente, melhorando suas condições de trabalho e incentivando o desenvolvimento contínuo de suas habilidades. A valorização e o reconhecimento do professor são essenciais para a construção de um sistema educacional mais justo e eficiente, capaz de atender às necessidades do século XXI e proporcionar uma educação de qualidade para todos. Portanto, a formação e valorização dos professores são questões centrais para o sucesso do processo educacional e para o futuro das novas gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walaci Magnago, Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA, RJ, Brasil

Doutorando em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca - UNICARIOCA.

Larissa Valfré Baiôcco, Centro Universitário Vale do Cricaré, ES, Brasil

Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré - UNVC

Emely Cominotti Rossim, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Energia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Leonardo Correia Padovan Soprani, Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA, RJ, Brasil

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca - UNICARIOCA

Genilda Santana Gomes, Faculdade Pitágoras, ES, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas – Faculdade Pitágoras Linhares

Paula de Castro Nunes, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva – UFF

Referências

GATTI, Bernardete A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 57–70, jan./abr. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vBFnySRRBJFSNFQ7gthybkH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 mar. 2025.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

RAMOS, D. K. As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: Reprodução ou Transformação? Educação Temática Digital, Campinas, v. 13, n. 1, p. 44–62, jul./dez. 2011.

SANTOS, A.; TEIXEIRA, A. A formação de professores e a importância da fluência tecnológica digital em meio ao cenário do século XXI. Anais do Workshop de Informática na Educação, 2019. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/wie/article/view/8583.

SILVA, José Marcondes Alves Da. Os desafios para a formação do docente do século XXI. Anais do V CONEDU, Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48464. Acesso em: 9 mar. 2025.

Downloads

Publicado

2025-04-23

Como Citar

MAGNAGO, W.; BAIÔCCO, L. V.; ROSSIM, E. C.; SOPRANI, L. C. P.; GOMES, G. S.; NUNES, P. de C. O Desafio da Formação de Professores no Século XXI: Entre a Escassez e a Inovação Tecnológica. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 8, n. 18, p. e081941, 2025. DOI: 10.55892/jrg.v8i18.1941. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1941. Acesso em: 25 abr. 2025.

ARK