O Desafio da Formação de Professores no Século XXI: Entre a Escassez e a Inovação Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v8i18.1941Palavras-chave:
prática docente, formação continuada, tecnologias educacionais, valorização do professor, ensino colaborativoResumo
A prática docente no contexto educacional contemporâneo exige a adaptação do professor às mudanças tecnológicas, sociais e pedagógicas do século XXI. O papel do educador ultrapassa a simples transmissão de conteúdo, abrangendo a mediação do aprendizado e a promoção de uma aprendizagem colaborativa e crítica. A formação de professores, portanto, deve ser orientada para o desenvolvimento de competências que permitam ao docente responder às novas demandas educacionais, utilizando as tecnologias como ferramentas facilitadoras da construção do conhecimento. No entanto, a realidade brasileira ainda enfrenta desafios em relação à formação inicial dos professores, com a precariedade dos cursos de graduação e a falta de condições adequadas de trabalho. A educação continuada surge como uma necessidade para suprir essas lacunas, mas frequentemente se limita a ações compensatórias, distantes do objetivo de atualização e aprofundamento do conhecimento. Para que a educação seja efetiva, é fundamental investir em políticas que promovam a valorização do docente, melhorando suas condições de trabalho e incentivando o desenvolvimento contínuo de suas habilidades. A valorização e o reconhecimento do professor são essenciais para a construção de um sistema educacional mais justo e eficiente, capaz de atender às necessidades do século XXI e proporcionar uma educação de qualidade para todos. Portanto, a formação e valorização dos professores são questões centrais para o sucesso do processo educacional e para o futuro das novas gerações.
Downloads
Referências
GATTI, Bernardete A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 57–70, jan./abr. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vBFnySRRBJFSNFQ7gthybkH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 mar. 2025.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
RAMOS, D. K. As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: Reprodução ou Transformação? Educação Temática Digital, Campinas, v. 13, n. 1, p. 44–62, jul./dez. 2011.
SANTOS, A.; TEIXEIRA, A. A formação de professores e a importância da fluência tecnológica digital em meio ao cenário do século XXI. Anais do Workshop de Informática na Educação, 2019. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/wie/article/view/8583.
SILVA, José Marcondes Alves Da. Os desafios para a formação do docente do século XXI. Anais do V CONEDU, Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48464. Acesso em: 9 mar. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.