A Inteligência Artificial como a Extensão do Homem: uma Análise da IA Generativa sob a Ótica de McLuhan

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v8i19.2681

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, McLuhan, IA Generativa, Extensões do Homem, Pensamento Crítico, XAI

Resumo

O presente artigo de cunho teórico-analítico busca qualificar a Inteligência Artificial Generativa (IAG) como a Extensão Mais Radical do Homem, revisitando o arcabouço conceitual de Marshall McLuhan. Partindo da premissa de que a IA se estabelece como a "principal tecnologia de uso geral do século XXI", esta pesquisa discute como a IAG, baseada em Deep Learning, configura um novo meio algorítmico que, segundo o axioma macluhaniano, é a própria mensagem que reestrutura a percepção. O trabalho se aprofunda na dialética entre a extensão cognitiva (a simbiose Humano-Máquina) e o risco da amputação de habilidades (erosão cognitiva), enfatizando que toda extensão é uma amputação. Particular atenção é dada à opacidade algorítmica do modelo black-box, que impõe a urgência da explicabilidade (XAI) e da regulação, conforme atestado no debate do PL 2.338/23. Conclui-se que a única estratégia viável é a apropriação adequada da IA, através de uma reorientação educacional focada no pensamento crítico e na Sabedoria (4D Framework), preservando o protagonismo e o julgamento humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Relinaldo Pinho de Oliveira, Universidade Paulista, UNIP, Brasil

Possuo graduação em Ciências pela Universidade da Amazônia (1998) e graduação em Matemática pela Universidade da Amazônia (1999). Especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Pará (2001), Especialização em Metodologia do Ensino de Física, pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão-IBEPEX (2006), Mestre em EM DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS - IEMCI/UFPA (2017)

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008).

Referências

FADEL, Charles. Four-Dimensional Education: The Competencies Learners Need to Thrive. Boston: Center for Curriculum Redesign, 2015.

(Confirmação: A obra é do Center for Curriculum Redesign, publicada em 2015).

KAUFMAN, Dora. Desmistificando a inteligência artificial. São Paulo: Autêntica, 2022.

(Confirmação: A Autêntica Editora é a responsável pela publicação do livro em 2022).

LEE, Kai-Fu. Inteligência artificial: como os robôs estão mudando o mundo, a forma como amamos, nos relacionamos, trabalhamos e vivemos. 1. ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019.

(Confirmação: A edição em português pela Globo Livros é de 2019, embora haja registros de 2021. Recomenda-se usar a primeira edição, 2019, se for a consultada).

McLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação: como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1974.

(Confirmação: A Cultrix é uma das editoras históricas desta obra no Brasil).

RUSSELL, Stuart J.; NORVIG, Peter. Inteligência Artificial: Uma Abordagem Moderna. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2022.

(Confirmação: A 4ª edição do livro, pela LTC (Grupo GEN), é de 2022).

SANTAELLA, Lucia. Pensar a inteligência artificial: cultura de plataforma e desafios à criatividade. Belo Horizonte: Selo Editorial PPGCOM UFMG. [Ano].

SAYAD, Alexandre Le Voci. Inteligência artificial e pensamento crítico: caminhos para a educação midiática. [São Paulo]: Instituto Palavra Aberta, 2023.

BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei nº 2.338, de 2023. Dispõe sobre o desenvolvimento, implementação e uso responsável de sistemas de inteligência artificial no Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2023. Disponível em: [Incluir o link de acesso ao PL no Senado]. Acesso em: [Incluir data de acesso].

UNESCO. Media and Information

Downloads

Publicado

2025-11-16

Como Citar

OLIVEIRA, R. P. de; MENDES, I. A. A Inteligência Artificial como a Extensão do Homem: uma Análise da IA Generativa sob a Ótica de McLuhan. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 8, n. 19, p. e082681, 2025. DOI: 10.55892/jrg.v8i19.2681. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/2681. Acesso em: 17 nov. 2025.

ARK