Integrando a Teoria da Aprendizagem Significativa: A Utilização de Mapas Conceituais para a Compreensão e Aplicação Teórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v6i13.764

Palavras-chave:

Teoria da Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Ensino e Aprendizagem

Resumo

Este trabalho investigou a capacidade dos estudantes de compreender e aplicar os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) por meio da elaboração de Mapas Conceituais como ferramenta no processo de Ensino e Aprendizagem. A aplicação ocorreu com a participação de dez estudantes de uma universidade pública do Amazonas, para isso foi ministrada uma aula sobre a TAS e os estudantes foram divididos em grupos, para criação dos mapas. A partir da análise desses mapas os resultados indicam que, embora os estudantes demonstrem compreensão dos conceitos da teoria, as estruturas dos mapas conceituais variaram em termos de esclarecimento e organização. O grupo que criou o mapa com mais palavras de conexão demonstrou uma compreensão mais profunda da TAS. Este estudo utilizou a Análise Textual Discursiva (ATD) para analisar os mapas conceituais, fornecendo percepções para o aprimoramento da prática pedagógica no ensino da TAS por meio de mapas conceituais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Alexandre Limeira, Federal University of Amazonas

[Lattes] - Graduada em Licenciatura em Química; Especialista em Tutoria em Educação a Distância; Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática

Caroline de Nazaré, Federal University of Amazonas

[Lattes] - Graduada em Ciências Naturais; Especialista em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação; Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática.

Irlane Maia de Oliveira, Federal University of Amazonas

[Lattes] - Graduada em Licenciatura em Ciências; Mestra em Ensino de Ciências na Amazônia; Doutora em Educação em Ciências e Matemática.

Referências

AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Edições Técnicas Plátano, 2003.

CRESWELL, J. W.; POTH, C. N. Investigação qualitativa e desenho de pesquisa: Escolhendo entre cinco abordagens. Publicações Sábias, 2018.

DANTAS, A.P.S.C.R.; SILVA, J.F.M. Uso de mapas conceituais no ensino de química: uma análise das publicações sobre o tema nos encontros nacionais de ensino de química (ENEQ). Revista Scientia Naturalis, 2021. v.3, n.3, p. 1106-1122.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O manual Sage de pesquisa qualitativa. Publicações Sábias, 2018.

GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Contexto, 2017.

HATTIE, J. Visible Learning: A Synthesis of Over 800 Meta-Analyses Relating to Achievement. Routledge, 2022.

JOHNSON, A. O Impacto do Mapeamento Conceitual nos Resultados de Aprendizagem dos Alunos: Uma Meta-Análise. Revista de Pesquisa Educacional, v. 47, n. 3, 2023.

MARQUES, R. Mapas Conceptuais como estratégia de organização e representação de conhecimentos. Revista de Estudos Curriculares, vol. 1, nº 1, 2008.

MARQUES, A. M. M. Utilização pedagógica de mapas mentais e mapas conceptuais.

Universidade Aberta. 2008. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1259. Acesso em: 01 mar.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva: processo constitutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, São Paulo, v.12, n.1, p. 117-128, abr, 2006.

MOREIRA, M.A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

MOREIRA, M. A. Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino de ciências: A Teoria da Aprendizagem Significativa. Porto Alegre-RS, 2009.

NOVAK, J. D. Aprendendo, criando e usando conhecimento: mapas conceituais como ferramentas facilitadoras em escolas e empresas. Routledge, 2010.

NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborálos e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 5, n.1, p. 9-29, jan-jun, 2010.

NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como construí-los e utilizá-los. Relatório Técnico IHMC CmapTools 2006-01 Rev 01-2008, Florida Institute for Human and Machine Cognition, 2010.

ROQUE MORAES, R. Análise de textos e produção de sentido: A aplicação da ATD. Editora UNIJUÍ, 2018.

SILVA, J.B. A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel: uma análise das condições necessárias. Revista Research, Society and Development, 2020. v.9, n.4.

Downloads

Publicado

2023-11-13

Como Citar

LIMEIRA, J. A.; SILVA, C. de N. dos S. da; OLIVEIRA, I. M. de. Integrando a Teoria da Aprendizagem Significativa: A Utilização de Mapas Conceituais para a Compreensão e Aplicação Teórica. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 6, n. 13, p. 1700–1713, 2023. DOI: 10.55892/jrg.v6i13.764. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/764. Acesso em: 23 jul. 2024.

ARK