Integrando a Teoria da Aprendizagem Significativa: A Utilização de Mapas Conceituais para a Compreensão e Aplicação Teórica
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v6i13.764Palavras-chave:
Teoria da Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Ensino e AprendizagemResumo
Este trabalho investigou a capacidade dos estudantes de compreender e aplicar os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) por meio da elaboração de Mapas Conceituais como ferramenta no processo de Ensino e Aprendizagem. A aplicação ocorreu com a participação de dez estudantes de uma universidade pública do Amazonas, para isso foi ministrada uma aula sobre a TAS e os estudantes foram divididos em grupos, para criação dos mapas. A partir da análise desses mapas os resultados indicam que, embora os estudantes demonstrem compreensão dos conceitos da teoria, as estruturas dos mapas conceituais variaram em termos de esclarecimento e organização. O grupo que criou o mapa com mais palavras de conexão demonstrou uma compreensão mais profunda da TAS. Este estudo utilizou a Análise Textual Discursiva (ATD) para analisar os mapas conceituais, fornecendo percepções para o aprimoramento da prática pedagógica no ensino da TAS por meio de mapas conceituais.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Edições Técnicas Plátano, 2003.
CRESWELL, J. W.; POTH, C. N. Investigação qualitativa e desenho de pesquisa: Escolhendo entre cinco abordagens. Publicações Sábias, 2018.
DANTAS, A.P.S.C.R.; SILVA, J.F.M. Uso de mapas conceituais no ensino de química: uma análise das publicações sobre o tema nos encontros nacionais de ensino de química (ENEQ). Revista Scientia Naturalis, 2021. v.3, n.3, p. 1106-1122.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O manual Sage de pesquisa qualitativa. Publicações Sábias, 2018.
GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Contexto, 2017.
HATTIE, J. Visible Learning: A Synthesis of Over 800 Meta-Analyses Relating to Achievement. Routledge, 2022.
JOHNSON, A. O Impacto do Mapeamento Conceitual nos Resultados de Aprendizagem dos Alunos: Uma Meta-Análise. Revista de Pesquisa Educacional, v. 47, n. 3, 2023.
MARQUES, R. Mapas Conceptuais como estratégia de organização e representação de conhecimentos. Revista de Estudos Curriculares, vol. 1, nº 1, 2008.
MARQUES, A. M. M. Utilização pedagógica de mapas mentais e mapas conceptuais.
Universidade Aberta. 2008. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1259. Acesso em: 01 mar.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva: processo constitutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, São Paulo, v.12, n.1, p. 117-128, abr, 2006.
MOREIRA, M.A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
MOREIRA, M. A. Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino de ciências: A Teoria da Aprendizagem Significativa. Porto Alegre-RS, 2009.
NOVAK, J. D. Aprendendo, criando e usando conhecimento: mapas conceituais como ferramentas facilitadoras em escolas e empresas. Routledge, 2010.
NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborálos e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 5, n.1, p. 9-29, jan-jun, 2010.
NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como construí-los e utilizá-los. Relatório Técnico IHMC CmapTools 2006-01 Rev 01-2008, Florida Institute for Human and Machine Cognition, 2010.
ROQUE MORAES, R. Análise de textos e produção de sentido: A aplicação da ATD. Editora UNIJUÍ, 2018.
SILVA, J.B. A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel: uma análise das condições necessárias. Revista Research, Society and Development, 2020. v.9, n.4.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.