As contribuições da coordenação pedagógica na formação continuada dos professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i17.1434

Palabras clave:

formação continuada, coordenação pedagógica, professores, alunos

Resumen

O trabalho da Coordenação Pedagógica no planejamento da formação continuada dos professores, é fundamental para o aumento da qualidade do ensino nas escolas. É um processo permanente de atualização que torna o professor apto para enfrentar as diversidades que surjam no cotidiano escolar, advindas das transformações políticas, sociais e culturais que são constantes. Neste artigo temos como objetivo geral analisar como se dá os trabalhos da Coordenação Pedagógica buscando efetivar a formação continuada docente. A formação continuada dos profissionais da educação é uma forma de valorização profissional, esta já garantida pela legislação brasileira, tanto constitucional, como legal. Com a valorização profissional do Coordenador Pedagógico e do professor através da formação continuada, estes são capazes de transformar o ambiente escolar e aperfeiçoar a teoria já enraizada, melhorando o desempenho coletivo dos alunos, num processo de construção diária, em que as práticas pedagógicas serão fortalecidas. Dentre as várias atribuições da Coordenação Pedagógica na prática escolar, a formação continuada surge para propiciar uma educação de excelência para os alunos. A Coordenação Pedagógica e os professores devem atuar de maneira conjunta, no debate e na definição das prioridades que devem ser trabalhadas e atualizadas. Diante do cenário de incertezas e das constantes mudanças na realidade social, com uma reflexão contínua acerca da importância da formação continuada dos professores, podemos criar alternativas capazes de evoluir o nível educacional da nossa sociedade e da educação básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Wanderson Gonçalves de Ancelmo, Universidade Federal do Amapá

Graduando em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá.

Maria Clara Maciel Portela, Universidade Federal do Amapá

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá.

Luiz Eduardo Paulino da Silva, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Educação pelo o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Citas

ALMEIDA, Maria Isabel de. O sindicato como instância formadora dos professores: novas contribuições ao desenvolvimento profissional. 1999. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 25 mar. 2024.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº 9.494/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto Secretaria de Educação Fundamental. Departamento de Política de Educação Fundamental. Referenciais para a formação de professores. Brasília: MEC/SEF, 1999.

BRASIL, Plano Nacional de Educação. Lei Nº 13.005/2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 25 mar. 2024.

FRANCO, Maria Amelia Santoro; CAMPOS, Elisabete F. Esteves. A coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. Santos, SP: Editora Universitária Leopoldianum, 2016.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2001a. (Org. e notas de Ana Maria Araújo Freire).

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola – Teoria e Prática. 5ª ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e formação docente. In: Nóvoa, Antônio. (Org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RODRIGUES, Ângela; ESTEVES, Manuela. A análise de necessidades na formação de professores. Lisboa: Porto, 1993.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Lúdico na Formação do Educador. Petrópolis, Vozes, 9ª ed. 2011.

Publicado

2024-09-25

Cómo citar

ANCELMO, J. W. G. de; PORTELA, M. C. M.; SILVA, L. E. P. da. As contribuições da coordenação pedagógica na formação continuada dos professores. JRG Journal of Academic Studies , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 17, p. e171432, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i17.1434. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1434. Acesso em: 23 may. 2025.

ARK