Pensamento computacional e o ensino da matemática: uma abordagem com o uso das TDICS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i14.948

Palavras-chave:

Ensino, Tecnologia Digital, Educação Matemática, Pensamento Computacional, Softwares Educacionais

Resumo

A crescente presença da tecnologia digital em nossas vidas está redefinindo a educação, tornando-a mais dinâmica e centrada no aluno. A integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino tem o potencial de promover uma aprendizagem de alta qualidade, especialmente na disciplina de matemática, que é fundamental para o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais. No entanto, há uma lacuna entre a matemática ensinada na escola e sua aplicação prática no mundo digital. O pensamento computacional destaca-se como um conjunto de habilidades que capacita os indivíduos a lidarem com sistemas digitais complexos e resolver problemas do mundo real com clareza e criatividade. No Brasil, o Conceito Computacional tem ganhado destaque na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), refletindo sua importância crescente na educação. Para investigar a integração das TDICs no ensino da matemática e na promoção do pensamento computacional, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, analisando estudos anteriores e abordagens pedagógicas relevantes. Identificamos diversos recursos digitais, como softwares educacionais, aplicativos móveis e plataformas online, que podem ser utilizados para esse fim, e em seguida foi feita a análise desses softwares educacionais. Também foram realizadas entrevistas com educadores experientes que haviam implementado com sucesso o pensamento computacional em suas aulas de matemática, coletando informações detalhadas sobre suas abordagens e práticas. Com essas análises ficou percebido que as TDICs contribuem no contexto do ensino da matemática e na fomentação do pensamento computacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Rosane Moreira da Silva, Universidade Federal do Ceará

[Lattes]
Graduada em Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú; Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará

Leidmar Cunha Melo, Universidade Federal do Piauí

[Lattes]
Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusival, especialista em Ensino de Génetica pela Uema e Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas - Campus Ministro Reis Velloso (2010). Atualmente professora da rede municipal da cidade de Santa Quitéria do Maranhão e da rede municipal da cidade de São Bernardo do Maranhão

Wallysabel Araújo Veras, Universidade Estadual do Maranhão

[Lattes]
Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú; Mestranda em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão

Referências

ARAÚJO, Valdeci da Silva; MOLINA, Luana Pagano Peres; NANTES, Eliza Adriana Sheuer. Khan Academy: uma possibilidade para as aulas de matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 15, n. 1, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2020.e65814 Acesso em: 12 fev. 2024

AZEVEDO, Greiton Toledo de; MALTEMPI, Marcus Vinicius. Processo de Aprendizagem de Matemática à luz das Metodologias Ativas e do Pensamento Computacional. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/dRXC3YvVLztYHK6bZZm6d6m/?lang=pt

BARBOSA, ELLIVELTON F.; MATOSO DE PONTES, M.; BRAGA DE CASTRO, J. A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO ALIADA ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 1593–1611, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1593-1611.id905. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/421. Acesso em: 16 fev. 2024

BRESSAN, Manuelle Lopes Quintas; AMARAL, Marília Abrahão. Avaliando a contribuição do Scratch para a aprendizagem pela solução de problemas e o desenvolvimento do pensamento criativo. Revista Intersaberes, v. 10, n. 21, p. 509-526, 2015. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/866. Acesso em: 12 fev. 2024.

BRIZOLA, Alana Stefany; SIQUEIRA, Meiriele Catarine; DA COSTA, Priscila Kabbaz Alves. A EXPERIÊNCIA COM O APLICATIVO MATHWAY NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE NA VISÃO DOS FUTUROS PROFESSORES.

CARATTI, Ricardo Lima; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA VISÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educação em Foco, v. 28, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/42061. Acesso em: 13 fev. 2024.

CARUSO, André Luis Macedo; DA COSTA CAVALHEIRO, Simone André. Integração entre pensamento computacional e inteligência artificial: uma revisão sistemática de literatura. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1051-1062, 2021.

DIAZ-URDANETA, Stephanie; KALINKE, Marco Aurélio; MOTTA, Marcelo. A Transposição Didática na elaboração de um Objeto de Aprendizagem no GeoGebra. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3503. Acesso em: 13 fev. 2024.

EISERMANN, Jonatan Ismael; SCHULZ, Julhane Alice Thomas. Khan Academy: tecnologia favorável à aprendizagem matemática. Ensino da Matemática em Debate, v. 5, n. 2, p. 186-200, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/38385. Acesso em: 18 fev. 2024.

HOMA-AGOSTINHO, Iaqchan Ryokiti; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como um recurso didático no Currículo de Matemática. Uniciencia, v. 34, n. 2, p. 153-170, 2020.

JUNIOR, Verissimo Barros dos Santos; MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar, v. 2, p. 01-15, 2020.

OLIVEIRA, Heluza Sílvia de; LIMA, Maria de Fátima Webber Prado. Utilização da Plataforma Khan Academy na Resolução de Exercícios de Matemática. Scientia cum Industria, v. 5, n. 2, p. 66-72, 2017. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/236125691.pdf Acesso em: 12 fev. 2024.

RODEGHIERO, Carolina Campos; SPEROTTO, Rosária Ilgenfritz; ÁVILA, Christiano Martino Otero. Aprendizagem criativa e scratch: possibilidades metodológicas de inovação no ensino superior. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 188–207, 2018. DOI: 10.14295/momento.v27i1.7806. Disponível em: https://furg.emnuvens.com.br/momento/article/view/7806. Acesso em: 18 fev. 2024.

SILVA, Janaína Mendes Pereira da et al. A utilização do Scratch como ferramenta pedagógica na percepção de quem ensinará matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 15, n. 2, 2022. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9614 Acesso em: 12 fev. 2024.

VENTORINI, André Eduardo; FIOREZE, Leandra Anversa. O software scratch: uma contribuição para o ensino e a aprendizagem da matemática. Escola de Inverso de Educação matemática, p. 2316-7785, 2014. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/534/2020/03/MC_Venturine_Andre.pdf Acesso em: 12 fev. 2024.

WING, Jeannette M. Pensamento computacional. Educação e Matemática, n. 162, p. 2-4, 2021.

ZIATDINOV, Rushan; VALLES JR, James R. Synthesis of modeling, visualization, and programming in GeoGebra as an effective approach for teaching and learning STEM topics. Mathematics, v. 10, n. 3, p. 398, 2022. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7390/10/3/398 Acesso em: 12 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-02-27

Como Citar

SILVA, C. R. M. da; MELO, L. C.; VERAS, W. A. Pensamento computacional e o ensino da matemática: uma abordagem com o uso das TDICS. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 14, p. e14948, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i14.948. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/948. Acesso em: 21 nov. 2024.

ARK