A ÁREA DE ATUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR E SUA APLICAÇÃO NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4321964

Palavras-chave:

PSICOPEDAGOGIA. ATUAÇÃO. PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a área de atuação da psicopedagogia no contexto escolar e como é sua aplicação nas dificuldades de aprendizagem e como objetivos específicos Contextualizar a Psicopedagogia como trabalho preventivo no Brasil, compreender as áreas de atuação do psicopedagogo no contexto escolar, identificar as contribuições da psicopedagogia nos processos de aprendizagem. A questão que norteou essa pesquisa foi: Qual é a área de atuação da psicopedagogia no contexto escolar e como é sua aplicação nas dificuldades de aprendizagem? A metodologia da pesquisa é uma pesquisa exploratório-descritiva, sua fonte é bibliográfica com abordagem qualitativa. Com o estudo realizado pode-se compreender que o trabalho do psicopedagogo é relevante e necessário no contexto escolar. Considerando-se que esse profissional pode articular e promover ações de prevenção, orientação, intervenção, atendimento visando contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Por conseguinte, é indispensável que o psicopedagogo concretize ações de prevenção, diagnóstico e intervenção no contexto escolar, analisando as peculiaridades, dificuldades e potencialidades de cada aluno, visando garantir a aprendizagem efetiva dos alunos.

Biografia do Autor

Eunice Nóbrega Portela, Universidade de Brasília, UnB, DF, Brasil.

Pós-Doutorado em Psicanálise, Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília, Especialista em Orientação Educacional, Administração Escolar, Psicopedagogia Clínica e Institucional. Pesquisadora, Escritora, Professora Universitária e proprietária da Clínica Living Welness Center ( Aguas Claras e Santa Maria-DF)

Núbia Gonçalves da Silva, Universidad Americana - Assuncion/PY

Mestrado em Ciências da Educação - Universidad Americana - Assuncion/PY - Convalidado pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Especialização: Psicopedagogia Clínica e Institucional - Faculdades Integradas de Jacarepaguá - RJ . Graduação: Pedagogia - Habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica - CESB/Valparaíso de Goiás/GO Experiência em Atendimento Psicopedagógico Clínico - Clínica Espaço Vida /GO e Clinica Living Welness Center ( Aguas Claras e Santa Maria-DF)

Referências

PAÍN Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Tradução de Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre; Artes Médicas, 1985.

VISCA, Jorge. Psicopedagogia: Novas contribuições; organização e tradução Andrea Morais, Maria Isabel Guimarães – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

WEISS, M. L., Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. DP & A Editora, Rio de Janeiro: 2004.

RUBINSTEIN, Edith. O estilo de aprendizagem e a queixa escolar: entre o saber e o conhecer. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

SILVA, Maria Cecília A Psicopedagogia: em busca de uma fundamentação teórica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1987.

KIGUEL, Sônia. Abordagem psicopedagógica da aprendizagem. In SCOZ, Beatriz e outras (org.). Psicopedagogia. O caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

RUBINSTEIN, Edith. A psicopedagogia e a Associação Estadual de Psicopedagogos de São Paulo in SCOZ, Beatriz e outras (org.) Psicopedagogia. O caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

SCOZ, Beatriz. A identidade do psicopedagogo: formação e atuação profissional. In. SCOZ, Beatriz e outras (org.). Psicopedagogia. Contextualização, formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

Publicado

2019-06-20

Como Citar

Portela, E. N. ., & Silva, N. G. da . (2019). A ÁREA DE ATUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR E SUA APLICAÇÃO NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista JRG De Estudos Acadêmicos, 2(4), 17–24. https://doi.org/10.5281/zenodo.4321964