Metodologias Ativas: um estudo sobre a aplicação do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, da Creche Prof.ª Maria da Natividade Marques Freire no Município de Buriticupu
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v8i18.1897Palavras-chave:
metodologia ativa, ludicidade, educação infantilResumo
Entender como os professores usam as metodologias ativas e a ludicidade para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, é algo fundamental, logo que essa prática contribui para o desenvolvimento integral dos alunos. As metodologias ativas surgem como uma abordagem criativa que coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem. Transformando o papel do aluno de receptor passivo para um agente ativo e participativo dentro desse processo, no qual o professor deve agir como mediador e facilitador da aprendizagem. O uso do lúdico emerge como uma estratégia significativa para engajar os estudantes para participar ativamente da construção e ressignificação dos seus conhecimentos acadêmicos e sociais, sendo que a ludicidade torna a aprendizagem mais atraente e contribui para a construção de conhecimento de forma agradável e significativa. A Ludicidade é essencial para o desenvolvimento cognitivo, social e psicomotor das crianças, já que a abordagem lúdica promove a criatividade, a interação e socialização dos alunos, pois a educação infantil deve ser divertida e estimulante para proporcionar uma aprendizagem significativa, ou seja dentro das metodologias ativas o lúdico é essencial para estimular a motivação, interação e facilitar a aprendizagem. Além disso, as brincadeiras podem ser aplicadas de forma prática em diferentes áreas de experiência. Pois o lúdico compõe-se de atividades como jogos, brincadeiras, músicas e histórias, no qual jogos educativos, resolução de problemas, estudos de casos podem ser estratégias significativas no processo de ensino-aprendizagem. Em função disso a pesquisa desenvolvida foi de natureza exploratória e descritiva com abordagem qualitativa tendo como objetivo geral conhecer as metodologias lúdicas utilizadas por professores na educação infantil, que facilitam a compreensão de conteúdos educacionais e estimular o interesse das crianças pelo aprendizado na Creche Municipal Prof.ª Maria da Natividade Marques Freire no Município de Buriticupu.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.
Bacich, Lilian; Moran, José; Bezerra, Alexandra, et al.: Metodologias ativas para uma educação inovadora: Uma abordagem teórico prática, (org)Bacich, Lilian; Moran, José. Porto Alegre: penso, 2018 e-pub.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
GUEDES, Valdir Lamim: Metodologias Ativa: Diferentes abordagens e suas aplicações. Editora na Raiz, Cap. 1, p. 16, São Paulo 2021.
HOFFMAN, Jussara. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança, 18 ed. Porto Alegre: mediação, 2012.
MORAIS, Sônia. CASTELLAR, Vanzella. Metodologia ativa: introdução. 1 ed. São Paulo. FTD. 2016.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração dos Direitos da Criança. 20 de novembro de 1959.
PEREIRA, Lucia Helena Pena. Bio expressão: a caminho de uma educação lúdica para a formação de educadores. Rio de Janeiro: Mauad X: Bapera, 2005, p20.
PIMENTA, Selma Garrido(org): Saberes pedagógicos e atividades docente: 8 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SILVA, Alexandre José de Carvalho. Guia prático de metodologias ativas com uso de tecnologias digitais da informação e comunicação. 1 ed., Lavras: UFLA,2020.
TREZZI, Clóvis; ROSA, Gabriela Rodrigues Almeida. Os ambientes educativos na creche e sua influência desenvolvimento da criança. Revista @mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 13, n. 1, p. 176-190 Jan/Abr 2020.
DESLANDES, Suely Ferreira; Gomes, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. (org) Maria Cecília de Souza minayo.26 ed. Petropoles, RJ: vozes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.