Metodologias Ativas: um estudo sobre a aplicação do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, da Creche Prof.ª Maria da Natividade Marques Freire no Município de Buriticupu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v8i18.1897

Palavras-chave:

metodologia ativa, ludicidade, educação infantil

Resumo

Entender como os professores usam as metodologias ativas e a ludicidade para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, é algo fundamental, logo que essa prática contribui para o desenvolvimento integral dos alunos. As metodologias ativas surgem como uma abordagem criativa que coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem. Transformando o papel do aluno de receptor passivo para um agente ativo e participativo dentro desse processo, no qual o professor deve agir como mediador e facilitador da aprendizagem. O uso do lúdico emerge como uma estratégia significativa para engajar os estudantes para participar ativamente da construção e ressignificação dos seus conhecimentos acadêmicos e sociais, sendo que a ludicidade torna a aprendizagem mais atraente e contribui para a construção de conhecimento de forma agradável e significativa. A Ludicidade é essencial para o desenvolvimento cognitivo, social e psicomotor das crianças, já que a abordagem lúdica promove a criatividade, a interação e socialização dos alunos, pois a educação infantil deve ser divertida e estimulante para proporcionar uma aprendizagem significativa, ou seja dentro das metodologias ativas o lúdico é essencial para estimular a motivação, interação e facilitar a aprendizagem. Além disso, as brincadeiras podem ser aplicadas de forma prática em diferentes áreas de experiência. Pois o lúdico compõe-se de atividades como jogos, brincadeiras, músicas e histórias, no qual jogos educativos, resolução de problemas, estudos de casos podem ser estratégias significativas no processo de ensino-aprendizagem. Em função disso a pesquisa desenvolvida foi de natureza exploratória e descritiva com abordagem qualitativa tendo como objetivo geral conhecer as metodologias lúdicas utilizadas por professores na educação infantil, que facilitam a compreensão de conteúdos educacionais e estimular o interesse das crianças pelo aprendizado na Creche Municipal Prof.ª Maria da Natividade Marques Freire no Município de Buriticupu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldaynis Alves, Universidade Estadual do Maranhão

Graduação em andamento em Licenciatura em Pedagogia. Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

Claudiane Alves Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Graduação em andamento em Licenciatura em Pedagogia. Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

Francisca Paula Santiago Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Graduação em andamento em Licenciatura em Pedagogia. Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

Raimunda da Silva Macedo, Universidade Estadual do Maranhão

Graduação em andamento em Licenciatura em Pedagogia. Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

Vilmar Martins da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Matemáticas. Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Waldine Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão

Graduação em andamento em Licenciatura em Pedagogia. Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.

Bacich, Lilian; Moran, José; Bezerra, Alexandra, et al.: Metodologias ativas para uma educação inovadora: Uma abordagem teórico prática, (org)Bacich, Lilian; Moran, José. Porto Alegre: penso, 2018 e-pub.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

GUEDES, Valdir Lamim: Metodologias Ativa: Diferentes abordagens e suas aplicações. Editora na Raiz, Cap. 1, p. 16, São Paulo 2021.

HOFFMAN, Jussara. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança, 18 ed. Porto Alegre: mediação, 2012.

MORAIS, Sônia. CASTELLAR, Vanzella. Metodologia ativa: introdução. 1 ed. São Paulo. FTD. 2016.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração dos Direitos da Criança. 20 de novembro de 1959.

PEREIRA, Lucia Helena Pena. Bio expressão: a caminho de uma educação lúdica para a formação de educadores. Rio de Janeiro: Mauad X: Bapera, 2005, p20.

PIMENTA, Selma Garrido(org): Saberes pedagógicos e atividades docente: 8 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SILVA, Alexandre José de Carvalho. Guia prático de metodologias ativas com uso de tecnologias digitais da informação e comunicação. 1 ed., Lavras: UFLA,2020.

TREZZI, Clóvis; ROSA, Gabriela Rodrigues Almeida. Os ambientes educativos na creche e sua influência desenvolvimento da criança. Revista @mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 13, n. 1, p. 176-190 Jan/Abr 2020.

DESLANDES, Suely Ferreira; Gomes, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. (org) Maria Cecília de Souza minayo.26 ed. Petropoles, RJ: vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2025-02-13

Como Citar

ALVES, A.; SILVA, C. A.; SILVA, F. P. S.; MACEDO, R. da S.; SILVA, V. M. da; RODRIGUES, W. Metodologias Ativas: um estudo sobre a aplicação do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, da Creche Prof.ª Maria da Natividade Marques Freire no Município de Buriticupu. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 8, n. 18, p. e081897, 2025. DOI: 10.55892/jrg.v8i18.1897. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1897. Acesso em: 22 fev. 2025.

ARK