PSICOLOGIA DA DIFERENÇA: POR UMA ÉTICA DA SINGULARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.4321976Palavras-chave:
PSICOLOGIA DA DIFERENÇA. VULNERABILIDADE. ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL. EMANCIPAÇÃOResumo
O presente artigo apresenta resultados preliminares do projeto “Outras Palavras”, projeto que compreende um longo percurso de pesquisas e intervenções com populações em situação de vulnerabilidade. Nesse contato, buscamos desenvolver métodos diferenciados de atendimento psicossocial, apoiando-nos em um universo teórico pouco explorado na área de psicologia, que para nós dá origem ao que chamamos de Psicologia da Diferença. Os dados que obtivemos nas pesquisas e intervenções realizadas até o momento podem, se analisados com as ferramentas teóricas levantadas, revelar formas mais eficazes de enfrentamento às situações diversas (e adversas) que se apresentam nos termos da relação entre subjetividade e alteridade, especialmente nos contextos de classe, raça, etnia e gênero. O objetivo agora é o de apresentar, em maior nível de profundidade teórico-prática, algumas teorias que dão corpo à Psicologia da Diferença. Com base nesse arcabouço da Psicologia da Diferença, pretendemos colocar à disposição dos profissionais de Psicologia, elementos que os auxiliarão na construção de novos métodos que coloquem em perspectiva a diversidade e a cidadania.
Downloads
Referências
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA . Referências Técnicas para Atuação de Psicólogos(as) em Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas. Brasília: CFP, 2013.
DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988. DELEUZE, G. & GUATTARI, F. O Anti-Édipo (Capitalismo e Esquizofrenia).
Lisboa: Assírio e Alvim, 1966.
DELEUZE, G. & PARNET. C. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 2013.
GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
GUINSBURG, J.; CUNHA, N; ROMANO, R. (orgs.). Spinoza Obra Completa I: (Breve) Tratado e Outros Escritos. São Paulo: Perspectiva, 2014.
ILLOUZ, E. O amor nos tempos do capitalismo. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
JODELET, D. Os processo psicossociais da exclusão. In : SAWAIA, B. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 11.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
MIRON, A.X. & GUARESCHI, N.M.F. Compromisso Social da Psicologia e o SistemaÚnico de Assistência Social: possíveis articulações. Psicologia: Ciência e Profissão. Abr./Jun., 2017, v. 37, n.2, 349-362.
SPINOZA, B. de. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SEGATO, R. L. Las estructuras elementares de la violência. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2003.
SPINOZA, B. de. Ética. [Tradução notas de Tomaz Tadeu]. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1677/2008.
TOROSSIAN, S.D & RIVERO, N.E. Políticas Públicas e modos de viver: a produção de sentidos sobre a vulnerabilidade. In: CRUZ, L.R & GUARESHI, N. Políticas Públicas e Assistência Social. Petropólis: Vozes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.