Avaliação do conhecimento da equipe de enfermagem sobre cuidados durante a parada cardiorrespiratória pediátrica em um hospital de referência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v8i18.1824

Resumo

Objetivo: Analisar o conhecimento da equipe de enfermagem de um hospital de referência materno infantil acerca dos cuidados na parada cardiorrespiratória pediátrica. Método: Trata-se de um estudo de corte transversal, quantitativo, descritivo e exploratório que busca investigar o conhecimento dos profissionais de enfermagem de um hospital de referência materno infantil sobre os cuidados na parada cardiorrespiratória pediátrica durante a oferta de um Curso de Emergências Pediátricas em janeiro de 2024. Resultados e discussão: observa-se que houve 58 participantes, distribuídos entre enfermeiros e técnicos/auxiliares de enfermagem; não houve diferença relevante entre as respostas dos profissionais de nível superior e técnico; os profissionais lotados na UTIP e UTIN acertaram mais questões que os oriundos de setores como as enfermarias e PS; profissionais com especialização possuem mais conhecimento sobre a temática; e que na maioria das respostas com análise do valor-p, obteve-se valor inferior a 0,05. Conclusão: conclui-se que o conhecimento dos profissionais nessa área é insuficiente e que a educação continuada é uma ferramenta que contribui para oferta de uma assistência com maior qualidade, já que os profissionais estão em contínuo aprendizado e atualização.

Palavras-chave: Conhecimento. Equipe de enfermagem. Parada cardíaca. Pediatria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Neiva Maia Brito, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, DF, Brasil

Enfermeira Residente do Programa Multiprofissional em Saúde da Criança, pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), Distrito Federal, Brasil.

Amanda Borges Gil, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, DF, Brasil

Enfermeira Residente do Programa Multiprofissional em Saúde da Criança, pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), Distrito Federal, Brasil.

Noelma Martins Silva, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, DF, Brasil

Enfermeira Residente do Programa Multiprofissional em Saúde da Criança, pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), Distrito Federal, Brasil.

Sara Juliana do Nascimento Leite, Escola de Ciências da Saúde, DF, Brasil

Especialista em Emergência e Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal; Enfermeira da UTI pediátrica do HMIB; Coordenadora de enfermagem AMIB DF; Preceptora do Programa Multiprofissional em Saúde da Criança.

Aline Leão Simões Bitencourt, Universidade de Brasília

Especialista em Urgência e Emergência pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS); Mestre em Ciências e Tecnologias em Saúde pela Universidade de Brasília (UNB); Membro Titular da Comissão de Cuidados com a Pele

Referências

AMERICAN HEART ASSOCIATION. Destaques das diretrizes de RCP e ACE. Estados Unidos: [s.n.], 2020.

ARAÚJO, NR; ARAÚJO RA; MORETTI MA; CHAGAS ACP. Treinamento e retreinamento sobre ressuscitação cardiopulmonar para enfermagem: uma intervenção teórico-prática. Rev Esc Enferm USP. São Paulo, vol. 56, fev., 2022.

BARBOSA, Eduardo. Instrumentos de coleta de dados em pesquisas educacionais. UFSC. Santa Catarina, Nov, 2008.

CARVALHO, A.S.A, SANTOS, F.F., VIANA, E.R. Atuação e liderança do enfermeiro frente à parada cardiorrespiratória na Unidade de Terapia Intensiva. Biológicas & Saúde. Rio de Janeiro, v. 5, n. 18, 24 nov., 2015.

COFEN. Pesquisa inédita traça perfil da enfermagem. Brasília, 2015.

CORDEIRO, J.C; DEUS, M.O; PINHEIRO, S.S; SOUSA, L.A.P; OLIVEIRA,

M.C.S.L. O ensino de ressuscitação cardiopulmonar para jovens: quais os benefícios e as metodologias empregadas? Revista Médica de Minas Gerais. Minas Gerais, vol. 32, n. 32207, jun, 2022.

FERREIRA, Juliana; PATINO, Cecília. JBP. O que realmente significa o valor-p?. São Paulo, 2015.

MACHADO, Maria; WERMELINGER, Mônica; VIEIRA, Mônica; OLIVEIRA, Eliane; LEMOS, Waldirlando; FILHO, Wilson; LACERDA, Wagner; SANTOS, Maria; JUNIOR, Paulo; JUSTINO, Everson; BARBOSA, Cintia. Aspectos gerais da formação da enfermagem: o perfil da formação dos enfermeiros, técnicos e auxiliaries. Enfermagem em foco. Brasil, 2016.

MASSAROLI, Aline; SAUPE, Rosita. Distinção conceitual: educação permanente e educação continuada no processo de trabalho em saúde. Universidade do Vale do Itajaí. Santa Catarina, 2007/2008.

MIRANDA, Renata; MOTTA, Ana; CHAVES, Erika; RESCK, Zélia; IUNES, Denise. RIES. Vol. 4, n.2, 2015.

RAMOS, Marília Patta. Métodos quantitativos e pesquisa em ciências sociais: lógica e utilidade do uso da quantificação nas explicações dos fenômenos sociais.Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vol 18, n. 1, mar, 2013.

RANKINGS, Scimago. Rev. bras. Terapia intensiva. São Paulo, vol. 18, n.2, Jun, 2006.

RODRIGUES, Marie Azuma. Educação continuada em enfermagem em saúde pública. Rev. Esc. Enf. USP. São Paulo, 18(2):129-140, 1984.

SALVADORI, Fernada; DUARTE-NETO, Amaro; FANTIN, Nelson; PERONDI, Maria; LETAIF, Leila; PAIVA, Edison. Time de resposta rápida e atendimento de paradas cardíacas extra-hospitalares. SOCESP. São Paulo, vol, 29, n.2, Nov-Jan, 2020.

SHIMODA-SAKANO, Tania Miyuki; SCHVARTSMAN, Cláudio; REIS, Amélia Gorete. Epidemiologia da ressuscitação cardiopulmonar pediátrica. J. Pediatr. Rio de Janeiro, vol. 96, n.4, Jul-Ago, 2020.

SOCIEDADE DE PEDIATRIA DE SÃO PAULO. Atualize-se: ressuscitação cardiopulmonar.Ano 3, n° 3, São Paulo, 2018.

Downloads

Publicado

2025-01-24

Como Citar

BRITO, J. N. M.; GIL, A. B.; SILVA, N. M.; LEITE, S. J. do N.; BITENCOURT, A. L. S. Avaliação do conhecimento da equipe de enfermagem sobre cuidados durante a parada cardiorrespiratória pediátrica em um hospital de referência. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 8, n. 18, p. e181824, 2025. DOI: 10.55892/jrg.v8i18.1824. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1824. Acesso em: 22 fev. 2025.

ARK