EFEITOS DO USO DO NARGUILÉ SOBRE A SAÚDE E A VISÃO DOS JOVENS SOBRE O TEMA
Palavras-chave:
Narguilé, Cigarro, Tabaco.Resumo
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi identificar os efeitos do narguilé sobre a saúde, verificando a prevalência da utilização deste entre os jovens, caracterizando o perfil dos usuários e realizando um comparativo da tendência de consumo do cigarro e narguilé. Metodologia: A pesquisa do tipo quantitativa foi realizada utilizando um questionário anteriormente analisado pelo responsável da instituição e aplicado a estudantes na faixa etária de 18 a 35 anos regularmente matriculados na modalidade Educação de Jovens e adultos de uma escola pública do Distrito Federal. O questionário era composto por 4 perguntas abertas (tipo discursiva) e 6 perguntas fechadas (tipo objetiva) que decorreram sobre características dos estudantes e a relação que os mesmos têm com o tabaco com enfoque no narguilé, mas sendo possível comparativo da prevalência de utilização do narguilé e cigarro comum. Os dados foram analisados e agrupados de acordo com as características observadas, bem como idade, gênero e a relação desses dois fatores com o contato e utilização do narguilé. Resultados: A pesquisa revelou que 45% desses indivíduos já utilizaram narguilé em algum momento da vida, e quando questionados sobre a utilização de cigarro 18.33% assumiram ser fumantes. O consumo de tabaco prevaleceu entre a população feminina com idade entre 18 e 25 anos. Conclusão: Esses dados são refletidos pela falta de orientação acerca do assunto, voltada para essa população. Sugere-se a intensificação de campanhas voltadas para os jovens, além da criação de programas específicos para o narguilé e dispositivos semelhantes.
Downloads
Referências
(1) Vosmirko N, Vargas R, Cavalcante T. Uso de narguilé: efeitos sobre a saúde, necessidade de pesquisa e ações recomendadas por legisladores. Organização Mundial da Saúde. 2015; 2.
(2) Szklo A. et al. Perfil de consumo de outros produtos de tabaco fumado entre estudantes de três cidades brasileira: há motivo de preocupação? Cad. Saúde pública. 2011.
(3) Farias L, Sorato A, Arruda V. Cigarro e narguilé: O que acadêmicos pensam sobre essas drogas? Enciclopédia Biosfera. 2015; 11 (22): 3367.
(4) Lunelli M. et al. Análise das condições pulmonares de discentes tabagistas de cigarro e tabagistas de narguilé do Centro de Ciências da saúde da universidade Regional de Blumenau. ASSOBRAFIR. 2016.
(5) Mais de 212 mil brasileiros admitem usar narguilé. Disponível em: < https://www.normaseregras.com/normas-abnt/referencias/> acesso em: 17/03/2019
(6) Baptista A. et al. Frequência do uso do narguilé em adultos e sua distribuição conforme características sociodemograficas, moradia urbana ou rural e unidades federativas: Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 2013. Rev. Bras. Epidemiol. 2015.
(7) Menezes G. et al. Males causados: narguilé no sistema respiratório humano. Conexão eletrônica. 2016; 13 (1).
(8) Hábito de fumar cai em 36% entre os brasileiros. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43401-habito-de-fumar-cai-em-36-entre-os-brasileiros> acesso em 17/03/2019.
(9) Tabagismo. Disponível em: < https://www.inca.gov.br/tabagismo > acesso em 17/03/2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.